Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre a escritora Zulmira Ribeiro Tavares, aos 88, em São Paulo

Zulmira estava internada desde terça (7), no Hospital Oswaldo Cruz, debilitada por uma infecção urinária e uma pneumonia

Morre a escritora Zulmira Ribeiro Tavares, aos 88, em São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

10:39 - 10/08/18 por Folhapress

Cultura Óbito

A escritora paulistana Zulmira Ribeiro Tavares morreu ao 88 anos, na noite desta quinta-feira (9), em São Paulo. Ela estava internada desde terça (7), no Hospital Oswaldo Cruz, debilitada por uma infecção urinária e uma pneumonia.

Sem publicar desde 2012, quando saiu a reunião de contos "Vesúvio" (Companhia das Letras), Contista, romancista e poeta, Tavares uma das grandes escritoras brasileiras, embora fosse pouco conhecida do grande público.

+ Livro 'A sutil arte de ligar o foda-se' lidera lista dos mais vendidos

Ela estreou na literatura com 1955, com o livro de poemas "Campos de Dezembro". Em 1974, lança "Tempos de Comparação", uma mistura de poesia, ensaísmo e ficção, com o qual ganha o prêmio de revelação daquele ano concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Ganhou o prêmio Jabuti de romance, em 1990, com "Joias de Família".

Tavares deixa dois filhos, Rui e Pedro Tavares, e duas netas, além da irmã Maria Lúcia de Oliveira Lima. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório