Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Torneios europeus: veja onde assistir e o que você precisa saber

O fã de futebol brasileiro, porém, não poderá assistir a alguns dos campeonatos que se acostumou a ver na televisão. Entenda

Torneios europeus: veja onde assistir e o que você precisa saber
Notícias ao Minuto Brasil

14:28 - 11/08/18 por Folhapress

Esporte Fique por Dentro

Após uma Copa do Mundo dominada pelas seleções da Europa, com quatro semifinalistas do continente, a temporada dos torneios nacionais começa em agosto com novidades. Novamente, os ingleses foram os que mais gastaram em reforços. Mas não foram os únicos, claro. Real Madrid, na Espanha, e Juventus, na Itália também fizeram barulho na janela de transferências.

O fã de futebol brasileiro, porém, não poderá assistir a alguns dos campeonatos que se acostumou a ver na televisão. Entre os principais, o Italiano e o Francês, por exemplo, não terão transmissão na TV fechada.

Veja um guia com as principais novidades e os destaques das competições europeias:

Campeonato Inglês

Com o duelo entre Manchester United e Leicester, começa nesta sexta (10), às 16h, o torneio nacional mais rico do mundo. Com dinheiro de sobra, a disputa pelo favoritismo é grande. O atual campeão e bilionário Manchester City vem de uma temporada com uma lista de recordes quebrados: primeiro a chegar aos 100 pontos, vitória em 32 dos 38 jogos, 18 triunfos consecutivos e 106 gols marcados.

Os outros grandes ingleses gastaram para quebrar a hegemonia do City. Ninguém mais do que Liverpool, que torrou mais de 170 milhões de libras (cerca de R$ 820 milhões). Chelsea e Arsenal trocaram de treinador. No Manchester United, o técnico José Mourinho terá em alta o campeão mundial Paul Pogba e o belga Romelu Lukaku.

NÚMEROS

Times: 20 (jogam todos contra todos duas vezes, em 38 rodadas)

Vagas na Liga dos Campões: quatro (do 1º ao 4º)

Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)

Média de público: 38.495 pessoas por jogo

Brasileiros na liga: 20 jogadores brasileiros estão registrados em clubes do Campeonato Inglês. Alisson, Fabinho, Fred e Richarlison são as principais novidades para esta temporada.

Onde assistir e quando assistir:

- TV: ESPN e Rede TV!

- Dias: Inglês geralmente tem rodadas sexta (16h), sábado (8h30, 11h e 13h30) e domingo (9h30 e 12h)

Marque na agenda

- Arsenal x Manchester City (12/8), ESPN Brasil, às 12h

Expectativa para ver como se comporta o Arsenal de técnico novo, após mais de duas décadas com Arsène Wenger no comando.

- Chelsea x Liverpool (29/9), às 13h30

Duelo entre o italiano Maurizio Sarri, que preza pela posse de bola, contra Jürken Klopp, cuja ideia de futebol é mais reativa.

- Chelsea x Manchester United (20/10), às 8h30

Ídolo no clube londrino, onde já foi campeão nacional três vezes, o técnico José Mourinho busca seu primeiro título inglês com o Manchester United.

- Manchester City x Manchester United (11/11), às 14h30

Clássico de Manchester, que já foi o duelo entre primo rico e primo pobre, hoje virou confronto entre dois ricaços.

- Arsenal x Tottenham (1/12), às 13h

Arsenal, historicamente mais forte que o Tottenham, viu o rival superá-lo nas últimas temporadas, desbancando-o na briga por vaga na Liga dos Campeões.

Campeonato Espanhol

Como vem ocorrendo em todas as suas edições recentes, o Campeonato Espanhol terá início, no próximo dia 17, com Barcelona e Real Madrid como grandes aspirantes à taça e o Atlético de Madrid correndo por fora. Atual campeão e com apenas uma derrota na última campanha, o time de Messi parece ter um bom caminho para a conquista do bi, especialmente por causa das mudanças no grande rival.

O Real perdeu seu líder dentro de campo, Cristiano Ronaldo, e seu comandante à beira dele, Zinedine Zidane. É com Julen Lopetegui na direção técnica e sem um substituto para o craque português que a formação madrilenha tenta recuperar o trono nacional. O Atlético, que se reforçou bem, espera atrapalhar.

NÚMEROS

Times: 20 (jogam todos contra todos, duas vezes, em 38 rodadas)

Vagas na Liga dos Campeões: quatro (do 1º ao 4º)

Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)

Média de público: 26.939 pessoas por jogo

Brasileiros na liga: O atacante Malcom e o volante Arthur, ambos de 21 anos, formados respectivamente no Corinthians e no Grêmio, reforçaram o Barcelona, que perdeu Paulinho. Eles chegaram a uma liga cheia de compatriotas de destaque, como Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, e Filipe Luís, do Atlético.

Onde e quando assistir

- TV: ESPN e Fox Sports

- Dias: Espanhol geralmente tem rodadas sexta (início entre 15h15 e 17h15), sábado (início entre 11h15 e 17h15), domingo (início entre 7h e 17h15) e segunda (15h e 17h)

Marque na agenda

- Real Madrid x Atlético de Madrid (29/9 ou 30/9)

Merece atenção o clássico de Madri, uma rivalidade renovada pelo crescimento do Atlético nos últimos anos, sob comando de Diego Simeone.

- Barcelona x Real Madrid (27/10 ou 28/10)

Por motivos óbvios, é um dos dois principais jogos do campeonato. São os grandes aspirantes ao título em confronto direto.

- Real Madrid x Barcelona (2/3 ou 3/3)

Completa a lista dos principais jogos. O duelo em Madri, já na reta final da competição, pode ser decisivo para a definição do campeão.

Campeonato Italiano

Depois de surgir no Sporting, brilhar no Manchester United e dominar o mundo no Real Madrid, Cristiano Ronaldo inicia mais um passo de sua carreira na Juventus. Será o português de 33 anos o centro das atenções no Campeonato Italiano.

A equipe alvinegra nem precisou do craque para conseguir um histórico heptacampeonato nacional. Com o camisa 7, o oitavo título parece questão de tempo. Roma, Inter e Napoli tentarão dar graça à disputa, que terá início no próximo dia 18.

NÚMEROS

Times: 20 (jogam todos contra todos, duas vezes, em 38 rodadas)

Vagas na Liga dos Campeões: quatro (do 1º ao 4º)

Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)

Média de público: 24.767 pessoas por jogo

Brasileiros na liga: Na Juventus, Cristiano Ronaldo terá a companhia de Alex Sandro e Douglas Costa. Miranda continua na Inter. Já Felipe Anderson trocou a Lazio pelo West Ham, da Inglaterra, mas a liga italiana ainda tem vários representantes brasileiros, como o ex-palmeirense Vitor Hugo, da Fiorentina, reforçada por Gerson, ex-Fluminense.

Onde e quando assistir

- TV: Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do campeonato.

- Dias: Italiano geralmente tem rodadas sexta (15h30), sábado (13h e 15h30), domingo (13h e 15h30) e segunda (15h30)

Marque na agenda

- Chievo x Juventus (18/8), às 13h

O jogo em Verona deverá marcar a estreia de Cristiano Ronaldo na competição. O estádio Marcantonio Bentegodi estará certamente lotado.

- Juventus x Napoli (29/9), horário a definir

A atual heptacampeã receberá aquele que tem sido seu maior adversário no caminho para a taça do Italiano.

- Lazio x Roma (3/3 ou 4/3), horário a definir

O clássico de Roma, cercado de rivalidade, continua sendo um dos grandes confrontos do futebol italiano.

Campeonato Francês

A partida entre Olympique de Marselha e Toulouse inaugura nesta sexta-feira (10) a nova temporada do Campeonato Francês. Dono de cinco títulos nacionais nas últimas seis temporadas, o Paris Saint-Germain é favorito para faturar mais uma taça e seguir em sua hegemonia local.

O Monaco, único clube que conseguiu interromper a sequência de títulos do PSG, perdeu peças importantes e se enfraqueceu. Com isso, dificilmente fará resistência ao provável bicampeonato da equipe parisiense, que contratou Gianluigi Buffon e terá Kylian Mbappé em alta após a Copa do Mundo.

NÚMEROS

Times: 20 (jogam todos contra todos duas vezes, em 38 rodadas)

Vagas na Liga dos Campões: três (do 1º ao 3º)

Vagas na Liga Europa: duas (4º e 5º)

Média de público: 22.544 pessoas por jogo

Brasileiros: Só no Paris Saint-Germain há quatro brasileiros: Marquinhos, Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar. Outros jogadores com passagem pela seleção brasileira são Luiz Gustavo, Dante e Jemerson, de Olympique, Nice e Monaco, respectivamente.

Onde e quando assistir

- TV: Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do campeonato.

- Dias: Francês geralmente tem rodadas sexta (15h45), sábado (12h e 15h) e domingo (10h, 12h e 16h)

Marque na agenda

- Monaco x Olympique de Marselha (8/9), às 16h

Duelo do campeão de 2016/2017 e vice da última temporada, o Monaco, com o quarto colocado na última Ligue 1, o Olympique de Marselha, um dos grandes do país.

- Paris Saint-Germain x Lyon (7/10), às 16h

Campeão e favorito, o Paris Saint-Germain encara o clube que foi dominante na década anterior, com sete títulos consecutivos entre 2002 e 2008.

- Olympique de Marselha x Paris Saint-Germain (28/10), horário a definir

Maior clássico francês, jogo já teve banimento de torcedores visitantes por parte das autoridades francesas em razão do histórico de violência.

- Monaco x Paris Saint-Germain (11/11), horário a definir

Monaco foi o único a conseguir interromper a sequência de títulos do PSG. Porém, na temporada passada, os parisienses venceram por 7 a 1 o jogo disputado na capital francesa.

Campeonato Alemão

A chegada do suíço Lucien Favre ao comando técnico do Borussia Dortmund, assim como a do meio-campo Witsel, que esteve na Copa pela Bélgica, podem fazer com que a equipe do Vale do Ruhr faça frente ao Bayern de Munique.

A equipe da Bavária ganhou sete dos últimos nove campeonatos na Alemanha. Série que só foi quebrada pelo bicampeonato do próprio Borussia em 2011 e 2012.

NÚMEROS

Times: 18 (jogam todos contra todos duas vezes, em 34 rodadas)

Vagas na Liga dos Campões: quatro (do 1º ao 4º)

Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)

Média de público: 44.646 pessoas por jogo

Brasileiros: São 14 brasileiros inscritos na Bundesliga 2018/2019. Dois deles, Paulinho (atacante vendido pelo Vasco) e Wendell (ex-lateral esquerdo do Grêmio) vão atuar pelo Bayer Leverkusen. O lateral direito Rafinha segue no elenco do Bayern de Munique.

Onde e quando assistir

- TV: Fox Sports

- Dias: Alemão geralmente tem rodadas sexta (15h30), sábado (10h30 e 13h30) e domingo (10h30 e 13h)

Marque na agenda

Schalke 04 x Borussia (8/12 ou 9/12), horário a definir

Apesar de toda a hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga, Borussia x Schalke é o grande clássico da Alemanha

Borussia x Schalke 04 (27/4 ou 28/4), horário a definir

O clássico do segundo turno pode definir se um dos rivais terá condições de impedir mais um título do Bayern.

Campeonato Holandês

O Campeonato Holandês começa nesta sexta-feira (10) com o confronto entre PEC Zwolle e Heerenveen, às 15h. O PSV defende o título da última temporada, seu terceiro nas últimas quatro edições da competição.

A única equipe que interrompeu a sequência vitoriosa do clube de Eindhoven foi o Feyenoord, na temporada 2016/2017. O Ajax, maior campeão do país com 33 títulos, não conquista o Holandês desde 2014.

NÚMEROS

Times: 18 (jogam todos contra todos duas vezes, em 34 rodadas)

Vagas na Liga dos Campões: duas (1º e 2º)

Vagas na Liga Europa: duas (3º e 4º)

Média de público: 18.995 pessoas por jogo

Brasileiros na liga: Há poucos jogadores brasileiros no Campeonato Holandês. O principal deles é o atacante David Neres, 21, revelado no São Paulo e que desde 2017 defende o Ajax.

Onde e quando assistir

- TV: Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do campeonato.

- Dias: Holandês geralmente tem rodadas sexta (15h), sábado (13h30 e 15h45) e domingo (7h15, 9h30 e 11h45).

Marque na agenda

- PSV x Ajax (23/9), às 11h45

Clássico dos dois clubes mais poderosos da Holanda. PSV é o último campeão, e Ajax não vence a liga desde 2014.

- Ajax x Feyenoord (28/10), às 9h30

Duelo de maior tradição no país. Maior expoente do futebol holandês, Johan Cruyff atuou pelas duas equipes.

- Feyenoord x PSV (2/12), às 9h30

Confrontos entre os dois últimos campeões nacionais. O Feyenoord conquistou o título da temporada 2016/2017.

Campeonato Turco

O futebol antisséptico ainda não chegou à Turquia. Nos jogos de maior rivalidade do país, são comuns as confusões e o arremesso de objetos, como o que cortou a cabeça do técnico do Besiktas, Senol Gunes, em abril.

Esse desequilíbrio não é visto na tabela, com vários candidatos ao título do campeonato, que terá início na sexta-feira. O atual campeão, Galatasaray, tem algum favoritismo, mas Fenerbahçe, Besiktas e Istanbul Basaksehir, surpresa da última temporada, querem brigar.

NÚMEROS

Times: 18 (jogam todos contra todos, duas vezes, em 34 rodadas)

Vagas na Liga dos Campeões: duas (1º e 2º)

Vagas na Liga Europa: duas (3º e 4º)

Média de público: 19.107 pessoas por jogo

Brasileiros na liga: A liga turca é uma daquelas com muitos brasileiros, entre famosos e menos conhecidos. O experiente Robinho está no Sivasspor, que contratou também o zagueiro David Braz. Vagner Love defende o Besiktas, assim como o lateral esquerdo Adriano. O Galatasaray tem no elenco Mariano, Maicon e Fernando. O Fenerbahçe conta com Souza e Giuliano.

Onde e quando assistir

- TV: Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão.

- Dias: Turco geralmente tem rodadas sexta (15h45), sábado (13h30 e 15h45), domingo (13h30 e 15h45) e segunda (15h45)

Marque na agenda

- Fenerbahçe x Besiktas (22/9 ou 23/9), horário a definir

É um dos duelos de grande rivalidade, com clima sempre quente no estádio Sukru Saraçoglu.

- Galatasaray x Besiktas (4/5 ou 5/5), horário a definir

O último clássico do campeonato, na 31ª rodada, pode ser decisivo para o título.

Campeonato Português

Nos últimos 16 anos, Porto ou Benfica venceram a primeira divisão de Portugal. Sendo que o time do norte do país ganhou 10 títulos e os benfiquistas, de Lisboa, 6. Na próxima temporada o duelo permanece. O Benfica, depois de ficar uma temporada inteira sem títulos, foi ao mercado internacional para se reforçar.

Entre as chegadas está a do goleiro alemão Odisseas Vlachodimos, 24, que era do Stuttgart e defendeu por muitos anos as seleções de base da Alemanha. Como forças secundárias aparecem o tradicional Sporting, também de Lisboa, e o Sporting de Braga, que pode ser um azarão.

NÚMEROS

Times: 18 (jogam todos contra todos duas vezes, em 34 rodadas)

Vagas na Liga dos Campões: duas (1º e 2º)

Vagas na Liga Europa: duas (3º e 4º)

Média de público: 11.967 pessoas por jogo

Brasileiros na liga: O lateral-direito João Pedro, 21, transferido do Palmeiras e Éder Militão, 20, vendido pelo São Paulo, são os reforços brasileiros que vão disputar pela primeira vez o Campeonato Português. Outros 23 brasileiros transferiram-se neste início de temporada para o país europeu. Do lado do Benfica, o experiente zagueiro Luisão, 37, continua.

Onde e quando assistir

- TV: ESPN

- Dias: Português geralmente tem rodadas sexta (16h30), sábado (12h30, 15h e 17h), domingo (14h30 e 16h30) e segunda (16h15)

Marque na agenda

- Benfica x Porto (7/10), 16h

Desde que Sporting e Boa Vista deixaram de brigar pelo título, na virada do século, é o maior clássico local.

- Porto x Benfica (3/3), 16h

O clássico de março entre os dois favoritos à taça tem boa chance de ser decisivo na disputa pelo título.

Liga Europa

Apesar de ser considerada a segunda competição internacional mais importante do futebol europeu, sempre conta com alguns dos grandes times do continente. Na edição 2018/2019 não será diferente.

O Milan, da Itália, é uma das equipes classificadas, assim como a Lazio. Os representantes da Premier League, que também já entram na fase de grupos como os italianos, são o Chelsea e o Arsenal. Da Alemanha, os representantes são Eintracht Frankfurt, vencedor da Copa da Alemanha, e Bayer Leverkusen.

NÚMEROS

Times: 213 (são cinco etapas antes da fase de grupos, que conta com 48 equipes)

Vagas na Liga dos Campões: uma (Campeão)

Média de público: 45.834 pessoas por jogo (a partir da fase de grupos)

Brasileiros no torneio: Os brasileiros David Luiz e Willian, pelo Chelsea, e o garoto Paulinho, 18, recém contratado pelo Bayer Leverkusen do Vasco da Gama, são alguns dos brasileiros que devem jogar o torneio.

Onde e quando assistir

- TV: Ainda não há uma definição.

- Dias: O horário nobre da Liga Europa é a tarde de quinta-feira, pelo horário de Brasília.

Marque na agenda

A fase de grupos começa no dia 20 de setembro, após o sorteio no dia 31 de agosto.

Liga dos Campeões

Campeão de quatro das últimas cinco edições da Liga dos Campeões, o Real Madrid, sem Cristiano Ronaldo, naturalmente se enfraquece para a disputa do torneio nesta temporada. E a Juventus, que conta agora com o português, aspira poder enfim conquistar a competição novamente.

O clube italiano esbarrou na final em 2017 e 2015 e não vence a Liga dos Campeões desde 1996. O Barcelona, que se reforçou na janela de transferências, tentará diminuir a diferença de títulos para o Real Madrid. Os catalães têm cinco taças, enquanto a equipe de Madri, maior campeã da história, tem 13.

NÚMEROS

Times: 79 (são quatro etapas antes da fase de grupos, que conta com 32 equipes)

Média de público: 45,834 pessoas por jogo (a partir da fase de grupos)

Brasileiros no torneio: O lateral esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, ambos do Real Madrid, são os brasileiros com mais títulos no torneio: quatro. Neymar busca seu segundo título na competição, agora com o Paris Saint-Germain, que aspira a conquista do principal torneio de clubes do mundo.

Onde e quando assistir

- TV: Ainda não há uma definição.

- Dias: Os horários nobres da Liga dos Campeões são as tardes de terça e quarta-feira, pelo horário de Brasília.

Marque na agenda

A fase de grupos começa no dia 18 de setembro, após o sorteio no dia 30 de agosto.

Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório