Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após polêmica, Saúde apaga vídeo de Zé Gotinha dançando Drake

Personagem aparece dançando ao lado de um carro em movimento com a porta aberta, enquanto alguém de dentro do carro o filma

Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 11/08/18 por FolhaPress

Brasil Vídeo

Sair de um carro em movimento enquanto se dança a música "In My Feelings", do cantor canadense Drake, virou moda nas últimas semanas, causando preocupações para especialistas em segurança no trânsito.Mas nesta sexta-feira (10), a nova moda ganhou mais um adepto no Brasil: o Zé Gotinha, personagem do SUS que tem por objetivo divulgar a campanha de vacinação no país.

Em vídeo divulgado nas redes sociais do Ministério da Saúde, o personagem aparece dançando ao lado de um carro em movimento com a porta aberta, enquanto alguém de dentro do carro o filma.

No texto que acompanha o vídeo, o ministério diz que a gravação ocorreu em local fechado, sem atrapalhar o trânsito e com responsabilidade.

"É claro que ele tomou cuidado e fez isso em um estacionamento fechado, sem atrapalhar o trânsito nem colocar ninguém em risco, não é mesmo? Porque o Zé Gotinha entra na onda, mas com responsabilidade!", diz o texto.

A maior parte dos comentários ao vídeo foram de apoio e elogios. Mas houve também quem o criticasse. A internauta Ana Mara Corá, por exemplo, diz que a campanha foi infeliz. "Ministério da Saúde, mesmo tomando as devidas precauções, esse vídeo incentiva uma prática irresponsável e perigosa. Foco na vacina."

+Helicóptero da PM cai com governador do ES a bordo

O Código de Trânsito Brasileiro prevê como infração a direção de veículo sem a devida atenção ao trânsito. E ainda que o Ministério da Saúde tenha feito o vídeo em um estacionamento, o local é considerado via pública, segundo a legislação brasileira.

Por volta das 15h, o ministério retirou as publicações do ar. A pasta disse que o vídeo foi feito em um estacionamento fechado, com câmera fixa e sem pedestres ou veículos por perto. Ainda assim, afirma que tomou a decisão para evitar que haja qualquer incentivo a condutas perigosas.

"O Ministério da Saúde realiza de forma permanente ações com outros órgãos para reduzir acidentes e evitar mor-tes no trânsito", diz em nota.Na internet, existem diferentes versões do desafio. Em algumas, o próprio motorista deixa o carro para dançar. Acidentes já foram flagrados durante tentativas.

Segundo especialistas em segurança no trânsito, o desafio pode ser perigoso a quem está no carro e a terceiros.

A agência americana que investiga acidentes em transporte (NTSB) se declarou preocupada com a onda de vídeos. Segundo ela, deixar de prestar totalmente atenção no trânsito ao conduzir um veículo é potencialmente perigoso.

Questionado sobre eventuais riscos nos vídeos, o Detran paulista disse também se preocupar com a atenção que condutores têm ao dirigir. "O trânsito é algo muito sério, que exige atenção de motoristas e passageiros. Essa brincadeira, se não for realizada em ambiente totalmente controlado, longe de vias públicas, pode colocar em risco a segurança de quem está participando. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório