Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fernanda Montenegro fala sobre a escolha de uma carreira no teatro

Atriz falou sobre autobiografia no jornal 'SPTV' na tarde deste sábado

Fernanda Montenegro fala sobre a escolha de uma carreira no teatro
Notícias ao Minuto Brasil

15:36 - 11/08/18 por Folhapress

Cultura 'Vida difícil'

A atriz Fernanda Montenegro se emocionou e falou sobre as dificuldades de quem escolhe seguir a carreira no teatro durante visita ao jornal SPTV, da Globo, neste sábado (11). Ela também contou um pouco falar sobre sua autobiografia recém-lançada.

"Foram quatro anos de pesquisa, de disposição de todo um grupo de trabalho", contou ela sobre o livro "Fernanda Montenegro - Itinerário Fotobiográfico" (Edições Sesc). "Tem correspondência, lista de prêmios. Nem eu me lembrava que tinha tudo isso. Ainda trabalho muito, então não tenho aquela coisa de dar um tempo".

+ Filmes dirigidos por mulheres são maioria em mostra de Brasília

Aos 88 anos, a atriz, que se divide entre os palcos, a TV e o cinema, se emocionou com a leitura de uma carta do colega Paulo Autran, que morreu em 2017, e que compõe o livro lançado no mês passado. "Me comove muito porque, com a morte do Paulo, a nossa geração parou", afirmou Montenegro.

Parou a "nossa cultura teatral, com o ator se auto empresando. Isso vem desde João Caetano, então quase 200 anos de uma modalidade de levar o teatro do Brasil sempre através do ator, da atriz que vai lá, pega sua vida, põe num banco, pega esse dinheiro (...) E quando era refugado, voltava ao banco, se endividava pra fazer outro espetáculo."

Com mais de 75 anos de vida pública, como a própria atriz lembrou, ela ainda deixou um recado para aqueles "que têm o teatro na alma": "Tem mesmo? É uma vida difícil, uma vida desprestigiada. Se você dá certo, tudo bem; se você ficar pela periferia, acho que deveria ter feito outra coisa na vida, compreende?", afirma. "Embora seja a razão de ser de todas as gerações que vêm por séculos no teatro". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório