Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escondido no Brasil e pressionado na França, Neymar tenta virada

Neste domingo (12), na estreia da equipe na liga contra o Caen, o italiano Gianluigi Buffon e o atacante Kylian Mbappé serão os donos do espetáculo no Parque dos Príncipes

Escondido no Brasil e pressionado na França, Neymar tenta virada
Notícias ao Minuto Brasil

16:42 - 11/08/18 por Folhapress

Esporte Volta por cima

Como faz sempre para apresentar a temporada, a revista France Football publicou seu guia especial do Campeonato Francês, que começou na última sexta-feira (10). Na capa, há dois jogadores do Paris Saint-Germain. Nenhum deles é Neymar, atleta mais caro da história do clube e do futebol mundial.

Neste domingo (12), na estreia da equipe na liga contra o Caen, o italiano Gianluigi Buffon e o atacante Kylian Mbappé serão os donos do espetáculo no Parque dos Príncipes.

Já Neymar, que fez uma Copa do Mundo irregular com a seleção brasileira, não gera mais o mesmo frenesi de um ano atrás, quando chegou a Paris após o clube pagar 222 milhões de euros (cerca de R$ 824 milhões à época).

Segundo jornalistas franceses, o camisa 10 precisará responder com boas atuações e resultados expressivos para reverter a imagem negativa deixada na Rússia.

"A França em geral vai recebê-lo de forma menos carinhosa, menos respeitosa. A imagem do Neymar caiu, ele sumiu por três meses no fim da temporada, fez até uma Copa do Mundo razoável, mas simulando e fazendo todo esse cinema. Perdeu muito respeito", diz Eric Frosio, correspondente no Brasil da revista France Football. Ele é autor de "Le Prince du Brésil" (O Príncipe do Brasil, em francês), biografia do atacante publicada antes da Copa.

Neymar não estará só na mira dos rivais, mas também do próprio torcedor do PSG.

"O parisiense vai ficar de olho porque ele não esqueceu o fim da temporada passada, não esqueceu a briga com o Cavani. Esperam um Neymar diferente, mais generoso", afirma o jornalista.

+ Técnico revela insistência de Neymar para jogar em decisão pelo PSG

Na temporada passada, depois da confusão entre ele e Cavani pela cobrança de um pênalti, Neymar foi vaiado pela própria torcida por assumir uma penalidade que poderia fazer do uruguaio o maior artilheiro da história do clube.

No fim da partida, goleada de 8 a 0 sobre o Dijon no Parque dos Príncipes, Neymar, autor de quatro gols esse dia, também não saudou os fãs junto dos outros atletas.

O repórter Antoine Maumon, do L'Equipe, coincide com a visão de Frosio e acredita também que a imprensa ficará atenta ao comportamento do jogador, especialmente com relação às faltas sofridas e simulações.

"Quando Neymar cair no campo, todos vão prestar atenção. Ele tem que dar um passo atrás, mostrar que vale mais do que deixou na Copa. Sua primeira temporada [em Paris] foi tremenda, mas tem que mostrar a estrela que é", opina Maumon.

No Brasil, quem quiser vê-lo nesta temporada terá mais dificuldades. Antes transmitido por SporTV e ESPN, o Francês não teve os direitos de transmissão adquiridos por nenhuma emissora brasileira.

Neymar disputou 30 partidas de agosto de 2017 a fevereiro deste ano, marcando 28 gols e dando 13 assistências até a lesão no pé direito o tirar dos gramados por três meses.

Números mais expressivos que os de Mbappé, a nova coqueluche francesa, que em sua primeira temporada no PSG fez 13 gols em 27 jogos.

Porém, com o título mundial na bagagem e o prêmio de melhor jogador jovem da Copa, Mbappé no mínimo dividirá com o brasileiro o posto de estrela da companhia.

No retorno do francês ao clube, foi recebido cheio de pompa pelos colegas no gramado do centro de treinamento. Todos os seus companheiros, incluindo Neymar, vestiam uma camisa comemorativa com seu nome, assim como os dos companheiros Areola e Kimpembe, também campeões na Rússia.

O responsável por administrar o novo status de Mbappé e impedir que se inicie uma guerra pelo protagonismo é o alemão Thomas Tuchel, que substituiu Unai Emery após passagem conturbada do espanhol por Paris.

"Ele [Neymar] é um grande jogador, um campeão, sabe como lidar com vitórias e derrotas. Nós vamos ajudá-lo a se recuperar", afirmou o técnico sobre as críticas que o atacante recebeu após o Mundial. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório