Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba de uma vez por todas qual a melhor posição para dormir

De lado, com a barriga para cima ou para baixo, qual a melhor?

Saiba de uma vez por todas qual a melhor posição para dormir
Notícias ao Minuto Brasil

05:55 - 14/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bons sonhos

Segundo a BBC News, dormir de lado contribui para se ter um melhor descanso e permite que o organismo funcione melhor, quando comparado a dormir de barriga para cima, que coloca o peso do corpo sobre a coluna, ou a dormir de bruços, que pode prejudicar a respiração.

+ Saiba como escolher o colchão e travesseiro ideal para sua coluna

Ainda assim, de acordo com a ciência, entre as duas posições laterais disponíveis, há uma melhor do que a outra: dormir sobre o lado esquerdo do corpo, posição recomendada sobretudo para as mulheres grávidas.

Entenda os motivos

1. Faz bem ao cérebro

Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

Essa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

2. Melhora a circulação sanguínea

O coração situa-se do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.

3. Facilita a digestão

O estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados para a esquerda. Então, deitar-se sobre esse lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.

4. Alivia o peso sobre a coluna vertebral

Quando se deita de lado, a coluna fica mais alinhada comparativamente a se estivesse deitado de costas ou de bruços. Além disso, essa posição evita que todo o peso do corpo recaia sobre as costas – evitando assim a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799; participe

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório