Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja imagens impressionantes da seca no leste da Austrália

O solo seco sob um sol escaldante está corroendo as fazendas da região

Notícias ao Minuto Brasil

06:01 - 14/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Oceania

Observada do solo, a seca que atinge o leste da Austrália, onde há muitos fazendas, parece um imenso campo marrom sem muitas características. Mas na visão aérea tudo se transforma em uma arte de cor e textura enquanto a “terra agoniza” sob um sol escaldante.

Para o fazendeiro Ash Whitney, não existe tal beleza, apenas sangue, suor e lágrimas enquanto ele se esforça para alimentar seu gado, cortando os galhos secos das árvores de Kurrajong - um último recurso durante as piores secas.

"Eu estive aqui toda a minha vida, e esta seca parece que vai durar algum tempo", diz Whitney à agência Reuters, responsável pelas imagens que você pode ver na galeria acima.

A pior seca em memória viva está varrendo partes do leste da Austrália, deixando os agricultores em alerta contínuo. Muitos se perguntam sobre o futuro, como o criador de gado Tom Wollaston, nascido há 70 anos na mesma casa em que vive hoje

"Eu não consigo fazer nada além de apenas alimentar e manter as coisas funcionando, e isso (a seca) parece estar um passo à frente de mim o tempo todo. Nós vamos lutar, mas coloca uma pressão sobre todos ", diz Wollaston.

Um quarto da produção agrícola da Austrália em valor é cultivada no estado de New South Wales, e o governo do estado ofereceu mais de US $ 1 bilhão em financiamento emergencial para agricultores.

O Departamento Australiano de Meteorologia disse que partes da Austrália enfrentaram o segundo verão mais quente (dezembro-fevereiro) já registrado e acabaram de passar por um dos mais secos e mais quentes (março-maio) já registrado.

E o período de seca, que deixou mais de 95% da seca em NSW, segundo o Departamento de Indústrias Primárias, não tem prazo para terminar.

Campo obrigatório