Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Curitiba se firma como destino cultural; veja o que fazer na cidade

Galerias, museus, feiras e novos restaurantes reforçam a vocação da cidade para a gastronomia e as artes

Curitiba se firma como destino cultural; veja o que fazer na cidade
Notícias ao Minuto Brasil

10:16 - 16/08/18 por Folhapress

Lifestyle Viagens

FELIPE MORTARA* - Conhecida por abrigar boas soluções de planejamento urbano, a capital paranaense tem chamado a atenção dos turistas por sua cena cultural. Galerias, museus, feiras e novos restaurantes reforçam a vocação da cidade para a gastronomia e as artes.  

Um exemplo disso será a abertura, em 18 de outubro, da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, a segunda maior do tipo no país. O evento, que comemora 25 anos, terá como sede principal o Museu Oscar Niemeyer -conhecido como museu do olho, por seu formato. Mas a mostra deve se espalhar por galerias e chegar até a terminais de ônibus. 

Na rua São Francisco e no largo do Paço é possível ver trabalhos de artistas locais como Rimon Guimarães, Maciel e Felas. Uma imensa tulipa pintada pela artista suíça Mona Caron colore uma empena na praça de Bolso do Ciclista. A região, juntamente com o bairro do Batel, reúne atrações de arte e gastronomia, e é ideal para um passeio a pé.  

+ 10 destinos brasileiros para o feriado de 7 de Setembro

Uma sugestão para começar o roteiro é a galeria Soma. Localizada no número 2.137 da rua Brigadeiro Franco, tem exibições de novos artistas regionais e se estabeleceu como um espaço de experimentações. 

Saindo de lá, o turista pode seguir por nove minutos pela rua Comendador Araújo até a alameda Presidente Taunay. Lá fica o Lucca Café, o mais premiado da cidade e um ótimo local para uma parada.  

Logo ao lado, a SIM Galeria ocupa uma casa de esquina com salas repletas de exibições temporárias de artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros.  

Paralela, a rua Coronel Dulcídio termina na praça da Espanha, onde há shows e restaurantes como o Fabiano Marcolini Alimentari, que faz pastas frescas, e o Officina Restô Bar, conhecido pelos drinques. 

A 600 metros dali, na rua Saldanha Marinho 1.220, fica a galeria Ponto de Fuga, um espaço com curadoria de jovens paranaenses. À noite, no fundo da casa funciona o bar Ginger, escondido por uma cortina. O bar secreto tem senha para entrar, que pode ser pedida no Facebook e no Instagram.

No Largo da Ordem, onde aos domingos acontece uma feira de comida e artesanato, a Galeria Airez dedica-se a artistas fotográficos, de vídeo e novas mídias digitais. O espaço conta com mostras de novos nomes de todo o país, além de bate-papos.

*O repórter viajou a convite do Curitiba Convention & Visitors Bureau 

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório