Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Copa Davis terá 18 seleções e acaba com 'mata-mata' na 1ª fase

As mudanças devem valer a partir de 2019

Copa Davis terá 18 seleções e acaba com 'mata-mata' na 1ª fase
Notícias ao Minuto Brasil

20:30 - 16/08/18 por Folhapress

Esporte Ténis

A Copa Davis, torneio de tênis por equipes mais tradicional do mundo, vai mudar a partir de 2019. A ITF (Federação Internacional de Tênis) decidiu, nesta quinta-feira (19), que as finais da competição serão disputadas por 18 seleções em duas semanas ao fim da temporada.

O formato atual tem 16 equipes na primeira divisão. Elas se enfrentam em um "mata-mata" (quatro jogos de simples e um de duplas), em quatro datas diferentes até a decisão, com os donos da casa tendo o direito de escolher o piso do confronto.

De acordo com o novo regulamento, haverá apenas uma sede com as 18 seleções divididas em seis grupos. Elas vão se enfrentar em dois jogos de simples e um de duplas. Vão se classificar os seis campeões de chave, mais os dois melhores segundo colocados. A partir daí o sistema é eliminatório, com quartas de final, semifinais e final.

+'Foi um pesadelo', diz goleiro que caiu da ponte de Gênova sem se ferir

Estarão garantidas nas finais, que vão acontecer após o ATP Finals, em novembro, os quatro semifinaistas da edição anterior. Doze equipes sairão de um qualificatório que começa em fevereiro. Os últimos dois participantes serão convidados.

A mudança de regulamento foi feita, segundo a ITF, para atrair mais atenção ao torneio. A entidade alega que alguns dos principais jogadores do mundo não disputam a Copa Davis por causa do desgaste sofrido durante a temporada.

Acabar com uma tradição de um torneio de 118 anos, porém, não foi fácil. Uma grande discussão entre federações foi travada nos últimos meses. Entre os países com maior poder de voto (por serem sede de Grand Slam), Estados Unidos e França apoiaram a mudança, enquanto Reino Unido e Austrália foram contrários.

O novo modelo do torneio terá um investimento milionário do Grupo Kosmos, que pertence a Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona. Aproximadamente US$ 20 milhões serão revertidos para a competição. Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório