Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão quer robôs em salas de aula para ensinar inglês

Objetivo é expandir o projeto para todo o país no espaço de dois anos

Japão quer robôs em salas de aula para ensinar inglês
Notícias ao Minuto Brasil

16:29 - 19/08/18 por Lusa

Tech Teste

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar suas competências orais, noticiou hoje a emissora pública nipónica NHK.

O Ministério da Educação do Japão pretende lançar um piloto para testar a eficácia da iniciativa, no mês de abril de 2019, em 500 escolas, com o objetivo de expandir o projeto para todo o país no espaço de dois anos.

Os alunos vão receber ainda aplicativos de estudo e sessões de conversação online com falantes nativos de inglês, uma alternativa à falta de dinheiro que impede o recrutamento de professores para lecionar a disciplina.

A aprendizagem do idioma é um dos assuntos que preocupam as autoridades do país asiático, que querem ver melhorias no ensino, antes do aumento no número de turistas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Os dados mais recentes do Índice de Proficiência em Inglês são de 2017 e atribuem ao Japão a 37ª posição, numa lista que incluiu um total de 80 países.

O último "ranking" criado a partir do TOEFL (Test of English as a Foreign Language ou Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira), publicado no mesmo ano, revela que o Japão é um dos países asiáticos com as piores notas, apenas acima do Laos, e onde a pontuação baixa alcançada na prova oral se destaca como uma das piores do mundo, ao lado de Burkina Faso e do Congo. Com informações da Agência Lusa.

Campo obrigatório