Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nasa decide parar buscas de sonda perdida em Marte

Prazo dado pela agência espacial é de 45 dias; passando este período, buscas pela sonda Opportunity devem ser interrompidas

Nasa decide parar buscas de sonda perdida em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

18:36 - 04/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Opportunity

Há quase dois anos, a Nasa procura pela sonda Opportunity, que aterrissou em Marte em 2004. Sem sucesso na busca, a agência espacial norte-americana colocou um prazo para localização: em 45 dias.

Marte sofreu com intensas nuvens de poeira em junho e, desde então, a Opportunity parou de enviar dados para a Terra. Como a tempestade agora está perdendo forças, engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa esperam que o contato com a sonda possa ser restabelecido.

"A névoa de poeira produzida pela tempestade é uma das mais extensas já registradas, mas todas as indicações são de que está finalmente chegando ao fim", disse Rich Zurek, um dos cientistas do projeto, segundo reportado pela 'Science Alert' . "Imagens do local da Opportunity não mostraram tempestades de poeira ativas por algum tempo dentro de um perímetro de 3 mil quilômetros do local do veículo."

+ Novo celular top de linha da LG deve vir com cinco câmeras

Com o fim da tempestade de pó e a volta da luz solar, a Nasa está esperançosa na retomada do contato. "O Sol está rompendo a neblina no Vale da Perseverança, e logo haverá luz solar suficiente para que Opportunity possa recarregar suas baterias", explicou John Callas, gerente de projetos no JPL.

"Se não ouvirmos de volta depois de 45 dias, a equipe será forçada a concluir que a poeira e o resfriado marciano conspiraram para causar alguma falha da qual o veículo provavelmente não vai se recuperar", lamentou Callas.

A sonda Opportunity foi enviada para explorar o Planeta Vermelho e mandar informações à Terra. Ela é equipada com dois painéis solares, que possivelmente foram cobertos pela poeira da tempestade. Espera-se que a poeira deixe a sonda após um surto de vento — chamado de "Diabo de Poeira" — previsto para novembro.

Mike Seibert, ex-diretor de operações da Opportunity, observa que o prazo previsto de busca, de 45 dias, já terá passado quando chegar o "Diabo da Poeira". Ele argumenta que as tentativas deveriam continuar após a ventania.

Contudo, a Nasa acredita que o problema da sonda não seja somente a sujeira. Mesmo assim, os cientistas estão otimistas em encontrá-la.

Como lembra a publicação, quando foi enviada a Marte, esperava-se que a Opportunity durasse apenas 90 dias. No entanto, ela explorou o planeta por mais de 5 mil dias, tendo viajado mais de 45 quilômetros. Em 2007, a sonda sobreviveu a uma tempestade de poeira que envolveu a atmosfera marciana por duas semanas e bloqueou 99% de toda a luz solar.

Campo obrigatório