Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China expressa confiança antes da visita de Nicolás Maduro a Pequim

Maduro inicia hoje uma visita de Estado, de quatro dias, à China

China expressa confiança antes da visita de Nicolás Maduro a Pequim
Notícias ao Minuto Brasil

08:21 - 13/09/18 por Lusa

Mundo Venezuela

O Governo chinês expressou nesta quinta-feira (13) a sua confiança na situação política e econômica da Venezuela, a propósito da visita oficial do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao país asiático, que deve resultar em acordos de cooperação.

"Após eleições presidenciais sem percalços, a situação na Venezuela melhorou e o Governo está ativamente promovendo uma reforma financeira e econômica", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang, em coletiva de imprensa.

Maduro inicia hoje uma visita de Estado, de quatro dias, à China.

+ Reino Unido condenado por interceptar comunicação revelada por Snowden

"A China acredita que o Governo e o povo da Venezuela serão capazes de lidar com as suas questões internas dentro de um enquadramento jurídico", afirmou Geng.

O porta-voz lembrou que a Venezuela é um "parceiro estratégico" de Pequim.

Durante a sua visita, Maduro vai se reunir com o homólogo chinês, Xi Jinping, e ambos testemunharão a assinatura de vários acordos bilaterais, indicou Geng Shuang.

Questionado sobre a possibilidade de Pequim fornecer apoio financeiro a Caracas, Geng afirmou apenas que essa cooperação entre os dois países "beneficia a população [venezuelana] e está funcionando muito bem". A cooperação "segue o princípio do benefício mútuo, em linha com as normas internacionais", acrescentou.

Nicolás Maduro visita a China em uma altura em que o seu país atravessa uma grave crise econômica e social.

O líder venezuelano vai se reunir ainda, em Pequim, com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e com Li Zhanshu, presidente da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório