Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Poluição também prejudica a saúde do coração

Especialista conta como os poluentes agem no sistema cardiovascular

Poluição também prejudica a saúde do coração
Notícias ao Minuto Brasil

07:33 - 19/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Problema

O pulmão não é o único órgão atingido pela poluição do ar: uma recente pesquisa realizada na Queen Mary University, de Londres, estudou 4 mil voluntários britânicos, entre 40 e 69 anos, que não possuíam histórico de doenças cardiovasculares. O resultado apontou que havia um aumento dos ventrículos entre os participantes que moraram em áreas mais poluídas. Através dessa pesquisa foi comprovado que a exposição a partículas poluentes pode resultar na alteração das estruturas do coração.

+ Especialista explica os sintomas e como tratar depressão e ansiedade

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, toda alteração no coração deve ser investigada. “O ventrículo aumentado pode complicar o bombeamento do sangue, comprometendo a oxigenação necessária do organismo”, conta.

Um artigo publicado na Revista Circulation, da Associação Americana do Coração, constatou que doenças cardiovasculares resultantes da poluição do ar causaram 3,3 milhões de mortes no mundo inteiro no ano de 2016. “Poluentes como óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono causam irritações nos vasos sanguíneos e facilitam o acúmulo de gordura nas artérias, conhecido como aterosclerose. Em casos mais avançados, essa formação de placas de gordura pode obstruir os vasos, levando à complicações mais graves como AVC e infarto do miocárdio”, explica o especialista.

Para cuidar do coração

Morar na cidade de São Paulo é desafiador quando o assunto é ficar longe de poluição. Além dos cuidados básicos para manter a saúde do coração como boa alimentação e prática de exercícios físicos, algumas situações podem ser evitadas para nos manter afastados dos riscos oferecidos pela poluição do ar: “Evite caminhar ou andar de bicicleta em horários em que o trânsito esteja intenso, os engarrafamentos em vias principais tem grande concentração de emissores poluentes. Outra medida é escolher o local de moradia, se manter afastado de grandes centros urbanos onde existe a alta concentração de gás carbônico pode ajudar a manter a saúde do coração”, finaliza o cirurgião.

Dr. Elcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório