Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Projeto apresentará museus a crianças de escolas públicas do Rio

Experimente Cultura levará 3.500 alunos a sete atrações cariocas e pretende que ensinamentos levem as crianças a propagar o gosto pela história e arte para suas famílias

Projeto apresentará museus a crianças de escolas públicas do Rio
Notícias ao Minuto Brasil

13:18 - 20/09/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura VISITAS GUIADAS

Em meio a um cenário cultural carioca ainda ressentido pelo incêndio do Museu Nacional, o projeto Experimente Cultura será lançado na próxima segunda-feira (24). A iniciativa levará gratuitamente (com direito a transporte e alimentação), pelos próximos dois meses, 3.500 crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino a grandes equipamentos culturais cariocas, e pretende que estes ensinamentos façam as crianças propagar o gosto pela história e arte desde a infância. Todas as visitas serão guiadas e terão supervisão pedagógica em sinergia com os temas abordados nas salas de aula, oferecendo um melhor aprendizado.

A curadoria do projeto promoverá visitas no Museu Histórico da Cidade, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico) e no Planetário, e espera ressaltar a enorme gama de oportunidades culturais que o Rio de Janeiro possui.

“Acreditamos que a experimentação de atividades culturais desde a infância pode promover uma mudança de hábito cultural. O Experimente Cultura quer desmistificar que o acesso à cultura é para poucos. Nossa intenção é democratizar e facilitar o acesso, de preferência, daqueles que nunca tiveram oportunidade de ir a um museu. Seja por acharem que não terão condições financeiras ou até por desconhecimento. Sem cultura, a educação não faz sentido. Todos os métodos de educação moderna preconizam que o aprendizado só acontece acompanhado de significado. Um aprendizado para a vida, não apenas para a escola”, afirmou Rossana Lourenço, coordenadora pedagógica do Experimente Cultura.

Para capturar a atenção das crianças e adolescentes que participarão do projeto, o Experimente Cultura vai propor uma abordagem lúdica. Os guias, que acompanharão os alunos em todo o trajeto, ajudarão a construir o conhecimento contando histórias e com atividades especificamente preparadas para cada um dos sete destinos. Ao final do passeio, todos os alunos serão convidados a participar de um quiz cultural que premiará o vencedor dando a este o direito de visitar, com acompanhante, todos os museus participantes do projeto, gratuitamente por um ano.

“Queremos atingir não somente as crianças, mas também suas famílias, amigos e comunidades. Esses jovens são propagadores da cultura e podem mudar os hábitos dentro de suas casas. Ampliando o consumo de cultura, contribuiremos para a formação de indivíduos mais capacitados e integrados socialmente. Precisamos derrubar o mito de que a cultura não está acessível e ao mesmo tempo valorizar a visitação a espaços culturais e ambientes que transmitam história, arte e cultura em nossa cidade”, finalizou a curadora Renata Prado, explicando que os alunos receberão um mapa, como um imã de geladeira, indicando os sete museus participantes do projeto.

“Distribuiremos o mapa cultural para que as crianças possam chegar em casa motivados, após sua experiência num museu, a convidar seus pais a experimentarem também. Esse brinde tem esse objetivo específico: apresentar para as famílias um pouco mais sobre as atividades culturais oferecidas em nossa cidade”.

Conheça mais aqui sobre o projeto "Experimente Cultura".

Campo obrigatório