Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ricupero recebe prêmio na Academia Brasileira de Letras

Solenidade acontece no salão nobre da ABL, no centro do Rio

Ricupero recebe prêmio na Academia Brasileira de Letras
Notícias ao Minuto Brasil

21:28 - 02/10/18 por Folhapress

Cultura Rio de Janeiro

O professor e diplomata Rubens Ricupero, 81, recebeu nesta terça (2) o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes na Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo livro "A Diplomacia na Construção do Brasil: 1750-2016" (Versal Editores).

Na solenidade no salão nobre da ABL, no centro do Rio, Ricupero homenageou Otavio Frias Filho (1957-2018), diretor de Redação da Folha, morto em 21 de agosto.

A homenagem, explicou, vem do fato de a obra premiada –que se debruça a história diplomática do país– resultar de um almoço em 2010: "Passamos quase o tempo todo a discutir política externa brasileira".

Ricupero disse à plateia que, no almoço, defendeu a ideia de que o Brasil se destinava a ser uma potência paradoxalmente sem poder, "ao menos o poder duro das bombas atômicas, das armas em destruição em massa, dos assassinatos com drones, das sanções econômicas", mas com vocação para projetar influência por meio do poder de negociação e conciliação.

+ Filme do Chacrinha mostra briga com Boni e infestação de pulga na Globo

Apesar de sair do almoço "com a impressão de que não tinha convencido ninguém", Ricupero foi surpreendido depois pelo pedido de explicações de um leitor sobre uma citação feita por Otavio numa coluna na Folha a respeito da argumentação do professor. Surgiu, então, a ideia do livro.

"O Otavinho não se satisfazia facilmente com qualquer argumentação. Fiquei surpreso quando descobri que ele aceitava esse argumento", contou o ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda (1993-94) e ex-secretário-geral da Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

"Eu me emociono por não ter tido tempo de entregar o livro ao Otavio." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório