Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rinoplastia: conheça duas técnicas mais utilizadas nesse procedimento

Procedimento aberto ou fechado pode proporcionar ao paciente o nariz dos sonhos

Rinoplastia: conheça duas técnicas mais utilizadas nesse procedimento
Notícias ao Minuto Brasil

08:22 - 03/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cirurgia

A rinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz com algumas finalidades, podendo ser estética, reparadora ou funcional. Esse procedimento é considerado de baixo risco e de rápida recuperação, já que o paciente consegue retornar a sua rotina em poucas semanas, mesmo com algumas restrições.

+ Cleo Pires adota look Kylie Jenner para seu aniversário de 36 anos

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em São Paulo, e professor na Santa Casa, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, o procedimento é indicado para pacientes que possuem obstrução nasal, deformidades congênitas, fraturas ou queixas estéticas. “Não existe idade ideal para realizar esse procedimento, mas é importante que a/o paciente já tenha o desenvolvimento completo da face, podendo variar em cada paciente, mas geralmente ocorre após os 15 anos de idade em mulheres e 16-17 anos em homens”, explica Dr. Eduardo.

Esse procedimento cirúrgico ainda pode ajudar pessoas que sofrem com obstrução nasal crônica e respiração oral: “Quando a cirurgia é feita com objetivos funcionais, a rinoplastia visa melhorar a função primordial do nariz, a respiração, auxiliando em uma melhora na qualidade de vida dos pacientes”, conta o otorrino.

Aberta ou fechada?

Segundo Dr. Eduardo Dolci, vários fatores implicam na escolha: “Para decidir o melhor tipo de rinoplastia para cada paciente, analisamos as estruturas do nariz, ossos e a cartilagem. Quem faz a escolha do melhor tipo de procedimento é o médico especialista".

A rinoplastia aberta, ou exorinoplastia, é quando o cirurgião faz pequenas incisões na columela nasal, que é o tecido que separa as narinas. Depois disso, a pele é levantada, expondo a parte interna do nariz. “A exorinoplastia dá ao médico maior visibilidade da estrutura do nariz”, conta o médico.

Já na rinoplastia fechada, ou endorinoplastia, ocorre quando as incisões são feitas dentro da narina e a pele não é levantada e, com instrumentos menores, o cirurgião irá corrigir o nariz. “Esse procedimento é o mais conhecido, justamente por ser menos invasivo”, diz o otorrinolaringologista.

A recuperação é rápida, em cerca de uma semana o paciente já consegue voltar à rotina de trabalho, sempre tomando muito cuidado com o nariz. “Nas primeiras semanas o inchaço já desaparece, lembrando que o paciente não deve usar óculos, nem praticar esportes no primeiro mês. Após esse período, a prática de exercícios leves, como a caminhada, estão liberados. Exercícios mais pesados, como a musculação, só devem voltar a ser feitos depois de três meses”, finaliza o especialista.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que deve ser indicado e realizado por um especialista. Procure um médico para a recomendação do melhor tipo de procedimento.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório