Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China usou chips para hackear Apple e Amazon, diz revista

Dados de 30 empresas teriam sido acessados

China usou chips para hackear Apple e Amazon, diz revista
Notícias ao Minuto Brasil

08:19 - 05/10/18 por ANSA

Tech Crime

Espiões chineses instalaram microchips em computadores de servidores utilizados por, entre outras empresas, Apple e Amazon, para ganhar acesso aos dados dos usuários das plataformas. A revelação foi feita nesta quinta-feira (4) pela revista norte-americana "Bloomberg Businessweek".

+ EUA incrimina 7 russos por ataques cibernéticos

Os equipamentos, que seriam "não muito maiores que um grão de arroz", teriam sido inseridos nas placas-mãe dos servidores, localizadas na China. A reportagem ainda afirma que um departamento especial do exército chinês desenvolveu as peças de alta tecnologia. Graças ao chip, os hackers tiveram acesso a todas as operações do servidor com a possibilidade de roubarem dados e alterarem as atividades. O ataque teria sido descoberto em 2015 pela inteligência norte-americana e mantido em segredo.

"A Apple nunca encontrou chips malignos ou manipulações nos hardwares de seus servidores", escreveu a empresa californiana em comunicado. "A companhia jamais contactou o FBI ou outras agencias de investigação para denunciar casos similares", acrescentou o grupo fundado por Steve Jobs, que teve posicionamento similar ao da Amazon. A empresa de vendas online declarou que não encontrou "nenhuma prova que suporte a suspeita da presença de chips malignos ou modificadores em seu hardware".

O microchip teria a capacidade de executar pequenas alterações de códigos sensíveis e inserir spyware (software de vigilância) nos servidores. A reportagem da Bloomberg diz que não há evidências sobre se os dados de fato foram alterados. Segundo o texto, a invasão permitiu que hackers chineses tivessem acesso a dados de pelo menos 30 companhias norte-americanas.Com informações da Ansa.

Campo obrigatório