Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

União de ator judeu e apresentadora árabe em Israel gera polêmica

Casal recebeu diversas críticas negativas e também mensagens de apoio sobre o matrimônio

União de ator judeu e apresentadora árabe em Israel gera polêmica
Notícias ao Minuto Brasil

18:46 - 11/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Médio Oriente

O anúncio do casamento entre um ator judeu israelita e uma apresentadora de televisão árabe israelita, mantido secreto até ao último momento, desencadeou várias reações de condenação e de felicitação em Israel, nesta quinta-feira (11).

Lucy Aharish, de família muçulmana e a primeira árabe a apresentar um programa em hebreu na televisão israelita, e Tsahi Halevi, ator da série de TV de sucesso chamada 'Fauda', casaram-se nessa quarta-feira (10).

Segundo a imprensa local, o casal, de 37 e 43 anos respectivamente e que está junto há vários anos, queria manter a união em segredo por temer "reações extremistas".

O ministro do Interior, Arie Déry, ultra ortodoxo, declarou nesta quinta-feira (11) a uma rádio militar que o casamento "não é uma coisa boa".

Déry declarou-se preocupado com os futuros filhos do casal e convidou Aharish a converter-se ao judaísmo e citou danos de "assimilação que consome o povo judeu".

+ Número de jornalistas mortos nas Américas chega a 29 neste ano

Um certo número de judeus opõe-se à "assimilação", por exemplo, através de casamentos mistos.

Entre eles encontra-se Bentzi Gopstein, líder da organização de extrema-direita Lehava (A Chama), conhecida por campanhas contra as relações mistas, que criticou o casamento e apelou a Halevi para "preservar a dignidade do povo judeu".

O deputado Oren Hazan disse por meio do Twitter que Lucy Aharish tinha "seduzido um judeu para fragilizar" Israel e "impedir descendentes judeus de continuarem a dinastia judia".

"Desejo que Tsahi se islamize", escreveu o deputado do Likud (partido de direita no poder em Israel), conhecido pelas declarações provocadoras.

A sua colega no parlamento Shelly Yachimovich, trabalhista, também reagiu na rede social, mas desejando "parabéns e felicidades ao maravilhoso casal".

"Lucy Aharish entende melhor o que quer dizer ser judeu que aquele que escreveu um tuíte racista e que causa náuseas", disse o deputado trabalhista Stav Shaffir, numa referência a Oren Hazan.

A deputada do centro-direita Meirav Ben Ari também felicitou o casal, desejando-lhes "Mabrouk" (parabéns em árabe).

Lucy Aharish é uma árabe de cidadania israelita. Os árabes israelitas representam 17,5% da população de Israel. Na sua página no Facebook, a apresentadora diz ter sido educada num ambiente judeu e celebrar tanto os feriados judeus quanto os muçulmanos.

A série 'Fauda' ('Caos' em árabe), disponível na plataforma digital de conteúdos Netflix e que tem alcançado sucesso a nível mundial, encena o conflito israelo-palestiniano, conferindo, segundo os críticos, uma dimensão humana a todos os personagens, israelitas ou palestinianos. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório