Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Racismo: modelos negras são comparadas a escravas em grupo no WhatsApp

O caso foi registrado na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial

Racismo: modelos negras são comparadas a escravas em grupo no WhatsApp
Notícias ao Minuto Brasil

06:46 - 16/10/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Distrito Federal

Conversas de cunho racista em um grupo de WhatsApp foram reveladas nesta terça-feira (16) pelo G1. Mulheres negras que participavam de um concurso de moda em um shopping de Taguatinga, no Distrito Federal, foram comparadas a escravas. As conversas aconteceram no sábado (13).

O desfile era a primeira seletiva do Top Cufa, um concurso de beleza dedicado a mulheres que vivem nas periferias do Brasil. 180 modelos de 16 a 25 anos estavam na competição.

Nas mensagens divulgadas, um usuário identificado como Alex escreve: "tá tendo um desfile só de preta aqui no JK [Shopping]" e comenta: "Coisa horrosa."

Padre de igreja pichada com suásticas diz ser 'um ato de vândalos'

Outro membro do grupo, identificado como Muniz, fala em tom jocoso que Alex tirou uma foto do desfile e encaminha a imagem de escravas enfileiradas, com cestas em cima da cabeça. Um deles contesta a "brincadeira" e um quarto, de apelido Dandan, responde: "Agora o cara é obrigado a achar as preta bonita? [sic]"

Segundo destaca o G1, o caso foi registrado na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial pelo organizador do evento e presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Bruno Kesseler. "O que a Cufa faz é combater o racismo. Não vamos deixar que isso passe impune, que as pessoas achem que isso é normal", afirmou.

"Esse fato nos mostra a importância do nosso trabalho que vem articulando diversas atividades em busca de desenvolvimento e promoção da igualdade."

A Polícia Civil não esclareceu à reportagem como este tipo de crime é tratado.

Campo obrigatório