Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália estuda mudar embaixada em Israel para Jerusalém

País pode seguir os passos de Estados Unidos e Guatemala

Austrália estuda mudar embaixada em Israel para Jerusalém
Notícias ao Minuto Brasil

12:29 - 16/10/18 por Ansa

Mundo Transferência

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou nesta terça-feira (16) que estuda a possibilidade de transferir a embaixada do país em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos de Estados Unidos e Guatemala.

A mudança da embaixada norte-americana desencadeou uma nova crise entre palestinos e israelenses, pois Jerusalém é considerada sagrada e como capital pelos dois povos. Em uma coletiva de imprensa, Morrison revelou que está "aberto" para receber propostas formais sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

"Estamos comprometidos com uma solução de dois Estados, mas, francamente, isso não está indo tão bem nem muito progresso foi feito. E você não continua fazendo a mesma coisa e esperando resultados diferentes", disse Morrison, repetindo discurso já adotado por Donald Trump.

+ Russo é condenado por matar namorada e comer seu coração

Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que debateu o assunto com Morrison e o agradeceu pela intenção.

"Ele me informou que está considerando reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel e transferir a embaixada australiana. Fico muito agradecido a ele por isto", disse Netanyahu.

O ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riyad al-Maliki, afirmou que a decisão de Morrison é "uma notícia muito triste" e que isso violaria o entendimento da Organização das Nações Unidas (ONU). (ANSA)

Campo obrigatório