Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Twitter libera 'tweets' de campanhas de manipulação de dados

O Twitter afirma que encerrou centenas de contas manipuladas por organizações provenientes da Rússia ou do Irã

Notícias ao Minuto Brasil

05:28 - 18/10/18 por Lusa

Tech Rede Social

A rede social Twitter divulgou nesta quarta-feira (17) os dados de milhões de mensagens ('tweets') que foram publicadas em diversas contas suspeitas de envolvimento em campanhas de fake news e de manipulação na Internet, geridas por organizações russas e iranianas.

+ Pesquisa constata só 8% de imagens verdadeiras em grupos de WhatsApp

O Twitter explicou que decidiu liberar estes dados para facilitar o trabalho dos investigadores que tentam entender o modo operacional destes 'trolls', a designação como são conhecidas organizações que promovem polêmicas e 'fake news' nas redes sociais.

Estas organizações são suspeitas de disseminar notícias falsas para influenciar processos eleitorais, como foi o caso das últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em 2016.

"Colocamos estes dados disponíveis com o objetivo de incentivar a pesquisa e as investigações sobre estes comportamentos por pesquisadores e professores de todo o mundo", explicaram Vijaya Gadde e Yoel Roth, da área de segurança da rede social Twitter, citados pelas agências internacionais.

O Twitter afirma que encerrou centenas de contas manipuladas por organizações provenientes da Rússia ou do Irã, destacando que os dados hoje liberados estavam relacionados a 3.841 contas controladas a partir do território russo e outras 770 contas a partir do território iraniano.

No total, estas contas geraram mais de 10 milhões de 'tweets' e mais de dois milhões de fotos e vídeos desde 2009. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório