Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Assange entra com processo contra governo do Equador

Fundador do WikiLeaks vive em embaixada em Londres desde 2012

Assange entra com processo contra governo do Equador
Notícias ao Minuto Brasil

14:49 - 19/10/18 por Ansa

Mundo por 'violações'

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, processará o governo do Equador, que o abriga em sua embaixada em Londres há mais de seis anos, por "violações" de seus "direitos fundamentais" e de suas "liberdades".

O ex-juiz espanhol Baltazar Garzón, advogado do australiano, chegou nesta quinta-feira (18) em Quito para entrar com a ação na Justiça equatoriana. Assange passou sete meses proibido de acessar a Internet e de ter contatos com o mundo exterior por supostas interferências em assuntos de outros países.

+ Equador expulsa embaixadora da Venezuela no país

Suas comunicações só foram restabelecidas com a condição de que ele não fale sobre assuntos políticos. "A ação chega quase sete meses após o Equador ameaçar remover sua proteção e sumariamente cortar seu acesso ao mundo exterior, inclusive proibindo visitas de jornalistas e organizações humanitárias e instalando bloqueadores de sinal para evitar ligações de celular", diz uma nota do WikiLeaks.

A defesa do australiano também questiona as restrições impostas pelo Equador e diz que o presidente Lenín Moreno está sendo pressionado pelos Estados Unidos para entregar Assange, que vive em asilo diplomático na embaixada em Londres desde 2012.

Na época, ele se refugiou na sede diplomática para escapar de uma extradição para a Suécia, onde era acusado de abuso sexual, caso que já foi arquivado. No entanto os Estados Unidos querem processá-lo pelo vazamento de documentos confidenciais.

Assange era protegido pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa, mas viu sua situação se complicar com a chegada ao poder de Moreno, que rompeu com seu antecessor e padrinho político. (ANSA)

Campo obrigatório