Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museu do Amanhã lança dicas para receitas que evitam desperdício

Com receitas criativas, é possível promover um consumo sustentável

Museu do Amanhã lança dicas para receitas que evitam desperdício
Notícias ao Minuto Brasil

09:22 - 06/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sustentável

O aproveitamento integral dos alimentos, a partir de receitas sustentáveis, pode ser a chave para garantir o fim da fome no mundo.

+ Lasanha de espinafre utiliza produtos da safra de primavera; aprenda

Anualmente, toneladas de comida boa para o consumo são desperdiçadas porque é hábito generalizado jogar fora, por exemplo, uma fruta inteira por causa de um pedaço amassado.

Receitas simples ajudam a combater o desperdício. Uma parceria entre o Museu do Amanhã e o Science Museum Group resultou no projeto “Alimentação para o Amanhã”. A iniciativa convidou chefs renomados, que desenvolveram pratos com sobras de alimentos, como a casca de batata, por exemplo. "Aproveitamento integral dos alimentos é não deixar sobrar nada, nem a semente; usar a casca, o alimento em si e plantar a semente", afirma Nathalia Trevisan, proprietária do Auguri.

Com o aprendizado adquirido na oficina, as compras para a cozinha do Auguri passaram a ser feitas todos os dias. Thiago e Nathalia acreditam que, se por um lado esse hábito dá mais trabalho, por outro contribui significativamente para reduzir o desperdício e os custos. É possível, ainda, aproveitar promoções pontuais e criar pratos usando os itens obtidos com desconto. Caso algum deles não seja utilizado no mesmo dia, a dupla planeja como aproveitá-lo já no dia seguinte. Os proprietários da casa estão ainda mais atentos, também, à durabilidade dos alimentos. Agora, mais do que nunca, eles cuidam para que nada seja perdido por falta de atenção ao frescor ou ao prazo de validade. Além disso, eles planejam modificações no cardápio: pratos menos pedidos serão substituídos.

Confira todas as receitas no pdf, pratique o consumo consciente e coopere para a segurança alimentar do planeta.

PDA 2018

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos tem o objetivo de mobilizar a população contra o desperdício de alimentos, além de estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos. Neste ano, ela ocorre entre os dias 5 e 11 de novembro de 2018.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório