Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas de como se dar bem estudando via Instagram

Redes sociais também podem ser aliadas dos estudos

6 dicas de como se dar bem estudando via Instagram
Notícias ao Minuto Brasil

06:07 - 10/11/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Enem

Enquanto muitos candidatos eliminam ou desabilitam temporariamente suas redes sociais, a fim de não perder tempo útil na internet com outros assuntos além do conteúdo voltado para Enem, o coordenador de Jornalismo e da Pós-graduação em Mídias Sociais da UniCarioca Antônio José (AJ) Chaves aposta no Instagram como rede social aliada da preparação para o exame.

+ 6 truques para manter a make intacta durante as festas de fim de ano

Abaixo, o professor lista seis dicas de como ser dar bem estudando via Instagram.

1. “O Studygram e outras formas de estudo por meio do Instagram vêm crescendo muito nos últimos meses, principalmente entre os vestibulandos, grupo mais jovem e antenado, e entre os "concurseiros", galera mais velha e que encontrou na ferramenta uma maneira de focar nos estudos, por meio de leitura destacada e gráficos expositivos, de modo mais objetivo que um tutorial no Youtube, por exemplo.

2. Antes do Insta, outras ferramentas eram usadas com este mesmo propósito. Entre meus alunos da pós-graduação em Mídias Sociais, por exemplo, era comum compartilhar tabelas, cases e infográficos por meio do Pinterest, que é hoje a sexta rede em número de usuários no Brasil. Obviamente, não é possível para comparar com o poder de alcance do Instagram, segunda rede com mais usuários no país e a mais querida entre os que se utilizam de redes sociais digitais.

3. A dica básica para ter sucesso nos estudos por meio do Instagram é disciplina. É preciso criar uma rotina de estudos, de preferência com horários razoavelmente definidos – ou a mesma hora em determinados dias da semana, ou um número de horas por dia.

4. Outra dica: se vir um conteúdo importante, salve-o ou marque-o. Pode ser que você queira encontrá-lo depois e não consiga. Organize pastas no próprio Instagram e no seu smartphone ou computador. Em pouco tempo, talvez você consiga montar seu próprio Studygram, inclusive com dicas para outros usuários.

5. E, claro, durante os estudos, é fundamental não se distrair com outras postagens feitas no Instagram ou mesmo em outras redes. Se perceber que não consegue manter a concentração, experimente desativar as notificações quando for estudar. Também faz parte do aprendizado compreender que alcançar determinados objetivos requer um pouco de sacrifício.

6. O aluno deve ficar com o "pé atrás" em conteúdos sem referências, ou assinados por fontes duvidosas. De início, use hashtags que possam ajudar a filtrar conteúdos e grupos, e peça dicas a outros usuários. Com o tempo, ficará mais fácil identificar e compartilhar as postagens mais relevantes”, conclui o professor da UniCarioca.

Campo obrigatório