Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça 5 principais tipos de perda auditiva

Problema pode ser adquirido ao longo da vida devido outras doenças, envelhecimento e uso de medicamentos ototóxicos

Conheça 5 principais tipos de perda auditiva
Notícias ao Minuto Brasil

09:48 - 09/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SEM SONS

No dia 10 de novembro comemora-se o Dia de Prevenção e Combate à Surdez, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 900 milhões de pessoas em todo o mundo poderão vir a ter surdez até 2050, quase o dobro da quantidade atual.

+ Tempero do dia a dia acelera perda de peso; saiba mais

Abaixo a otorrinolaringologista da Clínica Dolci, Ana Carolina Cassanti explica quais são os principais tipos desse problema.

Perda auditiva condutiva: ocorre quando há algum bloqueio no caminho em que o som percorre até chegar na orelha interna. Isso pode envolver malformações do órgão da audição e do equilíbrio, alguma obstrução no canal do ouvido como exceção de cerume (cera), perfuração no tímpano, desgaste ósseo no sistema ossicular (formado por três ossinhos - martelo, bigorna e estribo), líquidos ou tumores na região. “Na maioria das vezes é possível melhorar a perda auditiva condutiva por meio aparelhos auditivos, procedimentos clínicos ou cirúrgicos”, explica a especialista.

Sensorioneural: é a consequência de problemas a partir do órgão da audição, ou seja, na orelha interna (cóclea) ou no nervo coclear. A causa dessa perda pode ser por infecções virais ou bacterianas, distúrbios metabólicos, causas traumáticas (trauma acústico ou perda auditiva induzida por ruído), medicamentos ou fatores degenerativos e tumores no nervo da audição.

Perda presbiacusia: relacionada à idade, tem causa multifatorial nos quais destacam fatores genéticos, gênero e exposição a ruído. Geralmente, tem início aos 40 anos com progressão lenta e gradual. “A perda de audição é pior nos sons agudos e determina dificuldade para escutar, inicialmente, e após evolui com dificuldade na compreensão das palavras. Também é uma deficiência sensório neural e a partir de um determinado tempo, existe a indicação de aparelhos auditivos”, esclarece Ana Carolina.

Perda auditiva central: essa condição não limita necessariamente a sensibilidade auditiva, porém causa graus de dificuldades na compreensão do que é ouvido. Pode ser desencadeada por alterações nas formas de preparação da informação sonora no sistema nervoso central.

Perdas mistas: É quando ocorre uma combinação da perda auditiva condutiva com a sensorioneural. As opções de tratamento podem incluir medicamentos, cirurgia, aparelhos auditivos ou implantes auditivos de ouvido médio.

A surdez pode ser causada por diversos fatores. Em alguns casos ela é reversível, em outros, não. “Uma boa avaliação com especialista e um acompanhamento clínico são indispensáveis para um diagnóstico preciso e uma conduta adequada e individualizada”, finaliza a otorrinolaringologista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório