Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em clima de tensão, Trump e Macron se reúnem em Paris

Presidentes trocaram farpas sobre OTAN e Exército

Em clima de tensão, Trump e Macron se reúnem em Paris
Notícias ao Minuto Brasil

12:45 - 10/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Liderança

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se neste sábado (10) com o francês Emmanuel Macron, em Paris. O republicano está na França para participar da celebração do aniversário de 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial.

A reunião entre Trump e Macron foi marcada por uma evidente tensão, com ambos adotando posturas frias. Nos bastidores, as equipes diplomáticas tentavam suavizar a disputa entre eles, iniciada na sexta-feira (9) com uma mensagem do norte-americano no Twitter.

"O presidente francês Macron acaba de propor que a Europa construa seu próprio Exército para proteger a si mesma dos Estados Unidos, da China e da Rússia. Quem sabe a Europa possa primeiro pagar sua parte justa à OTAN, que os EUA mantêm a maior parte", escreveu Trump.

+ Sobe para nove número de mortos em incêndio na Califórnia

Na terça-feira passada, Macron tinha comentado, durante uma entrevista a uma rádio francesa, sobre a ideia de uma "Europa soberana" que conte com um "verdadeiro Exército europeu", o qual permitira uma menor dependência dos Estados Unidos para defesa.

Com a tensão, o Palácio do Eliseu tenta passar para a imprensa que só há um mal-entendido entre os líderes. "Macron nunca disse que devemos criar um Exército europeu contra os EUA", disse uma fonte do governo francês.

Diante das câmeras, Trump e Macron também tentaram minimizar a crise. "Aprecio o que você disse sobre a defesa europeia", afirmou Macron ao norte-americano. "Os EUA podem financiar, contribuir, mas os outros devem colocar as mãos nos bolsos também", retrucou Trump. (ANSA)

Campo obrigatório