Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 passos a fazer se você está tendo um ataque de pânico

Momentos de ansiedade mais críticos podem acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir

7 passos a fazer se você está tendo um ataque de pânico
Notícias ao Minuto Brasil

07:23 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ansiedade

A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudorese, secura da boca, tremores e tonturas. Quando o estado ansioso ocorre por muito tempo ou com muita frequência, torna-se patologia que pode levar a ataques de pânico.

+ Meditação, ioga e tai chi chuan ajudam a ter vida mais equilibrada

Por ser algo irracional, que parece superar a vontade humana em momentos de maior fragilidade, seja por depressão, medo ou ansiedade, os ataques de pânico acontecem a qualquer época do dia, deixando o próprio e indivíduos em redor, na maioria das vezes, sem saber o que fazer.

A revista Veja apontou sete passos para ajudar (a si ou ao próximo) da próxima que se deparar com a situação.

Perceba o corpo: O ataque é passageiro. É importante focar nesta ideia de controle sobre o próprio corpo.

Respire: Forcar-se na própria respiração pode ser o suficiente para se sentir melhor. À medida que passa, abstrai-se de outras situações. Ao mesmo tempo, obriga o corpo a baixar a frequência cardíaca.

Relaxe os músculos: Concentre-se nos próprios músculos e tente desprendê-los. Atém das vantagens físicas, é mais um método com o qual se pode abstrair.

Limite os estímulos: É preciso conhecer o corpo. Ambientes com muitas pessoas e barulho não são os mais indicados, por isso, em momentos de maior ansiedade, no qual se prevê um ataque de ansiedade, o melhor será procurar um espaço mais silencioso, com poucas pessoas e se possível, escuro. Lá, foque-se nos exercícios de respiração e relaxamento muscular.

Escreva: Diz um estudo apresentado no SAGE Journals que escrever os pensamentos para posteriormente rasgar a folha e jogar fora é uma boa forma de tornar os medos e ansiedades em algo material que pode, depois, ser descartado.

Esqueça o café: Cafeína em excesso deixa o corpo mais acelerado, o que pode funcionar como um estímulo para um estado de maior ansiedade. Optar por bebidas que afetem menos a frequência cardíaca e que mantenham a hidratação é o mais aconselhado, caso tenha tendência para comportamentos de muita ansiedade.

Ouça música: Momentos de maior agitação e multidão são inevitáveis, por isso, aposte nas músicas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório