Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Chefes das Forças Armadas são escolhidos por critério de antiguidade

O general Pujol estudou com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende (RJ)

Chefes das Forças Armadas são escolhidos por critério de antiguidade
Notícias ao Minuto Brasil

22:17 - 21/11/18 por Folhapress

Política Equipe

O futuro ministro da Defesa, general da reserva Fernando Azevedo e Silva, anunciou nesta quarta-feira (21) que o general Edson Leal Pujol será o comandante do Exército.

Ele também informou os nomes dos futuros comandantes da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior, e da Força Aérea, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A escolha obedece ao critério de antiguidade.

O general fez o anúncio já acompanhado dos três futuros comandantes, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde funciona o gabinete de transição, em Brasília. Segundo Azevedo e Silva, ainda não está definida a data de troca dos comandantes.

O atual comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, já avisou que deixará o cargo em dezembro próximo. Pujol, que era o nome mais cotado para substituí-lo, é o oficial mais antigo entre os 17 generais-de-exército, conhecidos como "quatro estrelas", que estão na ativa na Força.

+ Bolsonaro escolhe Bebianno como ministro da Secretaria-Geral

O general Pujol estudou com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende (RJ).

Na Marinha, deixará o comando o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que chegou a ser procurado para vaga no Ministério da Defesa no governo Bolsonaro. Na Força Aérea, quem sairá do comando é o tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato.

"[A Defesa] é o ministério que dentro da nova estrutura do novo governo é o que menos muda, ou não muda nada. Ele é baseado nas nossas Forças Armadas, que são instituições sólidas e organizadas", disse o futuro ministro.

Sobre a intervenção militar no Rio, ele afirmou que o acordo é que as tropas permaneçam até 31 de dezembro.

Questionado sobre a vontade do governador eleito Wilson Witzel (PSC) de pedir que as forças fiquem por mais seis meses, o futuro ministro disse desconhecer a hipótese. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório