Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seu cão de estimação é especial? Então fique atento à alimentação dele

Mesmo pertencendo à mesma espécie, cada animal é único

Seu cão de estimação é especial? Então fique atento à alimentação dele
Notícias ao Minuto Brasil

11:01 - 03/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mundo animal

Já pensou no impacto dos alimentos que escolhe para o seu animal de estimação? Uma alimentação devidamente selecionada e adequada às necessidades de cada "pet" faz toda a diferença e pode ser o segredo para uma saúde de ferro. Uma reportagem da Royal Canin destaca uma importante ajuda para quem tem um bichinho em casa.

Mesmo pertencendo à mesma espécie, cada animal é único. Há certas características que dotam os bichos de traços distintivos e inconfundíveis: do tom à textura do pelo, da pequena marca que tem em uma pata às orelhas mais ou menos arrebitadas.  

Vamo ser mais realistas. Digamos que é o dono de um cão. Pelo menos para você, o seu cão não é igual a nenhum outro. Muito provavelmente, soltando-o em um espaço com outros cães da mesma raça, você o reconheceria apenas através da observação, ainda que distante.

E quando afirmamos que cada animal é único, não nos reportamos apenas a atributos físicos. Há determinados comportamentos que só o seu animal de estimação tem.

Para melhor ilustrar, admitamos agora que é tutor não de um, mas de dois cães. Pense na forma como reagem quando regressa ao lar doce lar após umas horas de ausência. Um deles pula alegremente, abanando a cauda com euforia, o outro ignora-o, como se estivesse ressentido pelo tempo que esteve fora. Sim, cada animal de estimação é especial. E a verdade deste enunciado se aplica a qualquer que seja a espécie que escolhemos para compartilhar a nossa vida.

Um cuidado determinante para uma saúde de ferro

Afloramos já características físicas e comportamentais, mas há outros fatores que influenciam quando se trata de distinguir uns animais dos outros. A idade é um deles, o estado de saúde é outro, como também a condição física ou o tamanho.Notícias ao Minuto© Royal Canin

No geral, estas variáveis não só ajudam a diferenciar os animais entre si como impactam de forma direta nas necessidades que têm, nomeadamente, alimentares. Um cachorro e um cão idoso, por exemplo, têm necessidades nutricionais diferentes, concorda? Que, por sinal, são distintas das de um ser humano, não sendo aconselhável dar restos de comida aos animais, por mais que eles gostem e insistam.

+ Gosta de gatos? Veja as melhores raças para se ter em casa

Se adequar a alimentação às especificidades de cada animal de estimação, vai garantir a eles um cuidado determinante para um dia a dia ativo e saudável. Até porque importa ainda ter em mente que há raças que têm tendência para uma maior sensibilidade digestiva, e outras existem com propensão para desequilíbrios no peso, ou para excessiva perda de pelo.

Notícias ao Minuto

© Royal Canin

Escolher o alimento mais indicado para os animais de estimação é, portanto, uma decisão de elevada importância, que, afinal, convém ser bem ponderada.

É seguro? É nutritivo? É adequado?

No momento em que essa ponderação sobre o alimento estiver sendo feita, deve procurar encontrar resposta para três perguntas-chave: É seguro? É nutritivo? É adequado às necessidades do animal de estimação? Afinal, esta é uma oportunidade que tem para potenciar ao máximo o bem-estar de quem tanto contribui para o seu. 

Mais um vez, vamos a exemplos reais. Um Yorkshire Terrier e um Labrador têm características totalmente distintas, que saltam à vista mesmo perante o mais leigo dos olhares. O primeiro é conhecido por ter o pelo muito fino e paladar exigente, por isso, o seu alimento deve assegurar o bom estado do sistema imunitário e promover o efeito barreira da pele.

O segundo, por sua vez, tem uma predisposição natural para ganhar peso e é caracterizado pela sua grande força e vitalidade, sendo aconselhado um  alimento que previna, designadamente, alterações metabólicas e acautele problemas nas articulações.

Notícias ao Minuto© Royal Canin

Royal Canin, empresa pioneira no setor da alimentação de animais de estimação, oferece soluções dedicadas a cada animal, cientificamente testadas, por forma a fornecer-lhes os nutrientes mais apropriados, atendendo à sua idade, tamanho, raça, estilo de vida ou condição específica, como se são ou não esterilizados.

Notícias ao Minuto© Royal Canin

Não se esqueça: uma alimentação devidamente selecionada faz a diferença. E se o seu animal é especial, merece, por certo, que os alimentos que ingere sejam especialmente elaborados para ele.

Por fim, é importante saber que, perante algum problema de saúde que o seu animal de estimação possa apresentar, uma alimentação equilibrada é fundamental, mas não dispensa aconselhamento de um médico veterinário.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório