Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Onyx: governo não pode ter pressa para aprovar reforma da Previdência

Futuro ministro usou o argumento de que os parlamentares que assumem no próximo ano precisam de tempo para adaptação

Onyx: governo não pode ter pressa para aprovar reforma da Previdência
Notícias ao Minuto Brasil

20:40 - 03/12/18 por Folhapress

Economia Discurso

Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni defendeu nesta segunda-feira (3) que o próximo governo não deve ter pressa para aprovar a reforma da Previdência.

Com o argumento de que os parlamentares que assumem no próximo ano precisam de tempo para adaptação, Onyx evitou se comprometer com um prazo para aprovar uma reforma previdenciária e disse que é preciso ter parcimônia e paciência.

"Temos quatro anos para garantir o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos. [...] Não dá para chegar aterrorizando", disse o futuro ministro.

Onyx afirmou que, "se Deus quiser", a aprovação da medida ocorrerá no primeiro ano de governo.

Uma reforma nas regras de aposentadoria e pensão é considerada por economistas como uma prioridade para ajustar as contas públicas. Até o momento, contudo, não estão claros os detalhes da proposta que o novo governo deve apresentar ao Congresso Nacional.

+ 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam, diz Ipea

Na última semana, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, chegou a dizer que o governo não pode salvar o Brasil "matando idoso" e disse que a proposta atual, enviada pelo presidente Michel Temer, não é justa. 

"Sempre dissemos que queremos apresentar modelo para durar 30 anos. Quem pretende que modelo dure 30 anos e seja implantado gradualmente não pode ter açodamento. Tem muita coisa que podemos fazer para o Brasil voltar a crescer e dando tempo para que Congresso se ajuste", disse Onyx.

O futuro ministro defendeu a introdução do modelo de capitalização, com contas individuais -ou seja, em que cada trabalhador financia sua própria aposentadoria. Esse é o desenho da proposta de governo de Bolsonaro, que não detalhou o tema. 

Onyx disse que o governo tem consciência de que fazer uma reforma da Previdência é um dever, mas que ela deve ser conduzida com prudência e "bastante transição".

O ministro, que será responsável pela articulação com o Congresso, não deu uma previsão de apresentação do texto pela equipe de Bolsonaro.

"A gente tem prazo, não precisa colocar dia 2, 3, 4 de janeiro", disse. "A nossa dificuldade passa por um Congresso que vem bastante renovado e a gente precisa fazer direito."

Integrantes do governo  Bolsonaro já deram sinais divergentes sobre o tema. Onyx já chegou a questionar o deficit da Previdência e, em 2017, já qualificava a reforma de Michel Temer como "medíocre, pouco inteligente e insuficiente". 

Ao explicar como será a relação da nova gestão com o Congresso, o futuro ministro afirmou que o governo vai compreender quando um parlamentar não votar a favor de uma proposta do Executivo por questões pessoais, como as de foro íntimo ou o compromisso com algum segmento específico.

"Não haverá forçação de barra de que tem que entregar voto. Quando dá para votar, ok. Quando não dá, explica", disse. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório