Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estes são os nove tipos de câncer mais comuns nas crianças

Em apenas 10% dos casos, entre 0 e 15 anos, é possível associar o aparecimento da doença à genética

Estes são os nove tipos de câncer mais comuns nas crianças
Notícias ao Minuto Brasil

06:43 - 06/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

O câncer é uma doença temida e que atinge grande parte da população mundial. Todavia, poucas pessoas sabem como identificar os sintomas (quando ocorrem), principalmente em crianças e adolescentes. Embora raro entre essa faixa etária, a patologia atinge uma em 600 meninos e meninas, sendo a principal causa de morte por doença em pessoas do zero aos 15 anos, conforme revelado pelo portal Oncoguia. Em apenas 10% dos casos é possível associar o aparecimento da doença à genética.

O cancro infantil em estágio inicial tem um diagnóstico difícil, principalmente porque os sintomas muitas vezes podem ser confundidos com os de doenças comuns na infância, como gripes, alergias ou viroses. Os sinais que todos necessitam de ficar atentos são os sintomas que permanecem, como hematomas, nódulos e caroços, cansaço extremo, palidez, mudança na visão, febre sem associação com inflamações e perda de peso excessiva.

Ao menor sinal de quaisquer um desses sintomas, deve-se imediatamente procurar um médico.

+ Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no diabetes

Os principais tipos de câncer em crianças e adolescentes são:

- Leucemia Linfocítica (ou linfoide) Aguda: LLA é o câncer mais comum na infância e representa 30% do total de casos.

- Tumor de Wilms: pode afetar um rim ou ambos e é mais comum entre crianças na faixa dos 2 a 3 anos de idade. Representa de 5% a 10% dos tumores infantis.

- Retinoblastoma: é um câncer que tem origem nas células da retina, cujo sinal mais comum é o brilho ocular chamado de ‘reflexo do olho de gato’. Existem duas formas da doença, a hereditária e a esporádica. Costuma aparecer em crianças entre os 2 e 3 anos de idade.

- Neuroblastoma: é o tumor sólido extracraniano (isto é, fora do cérebro) mais comum nas crianças, geralmente diagnosticado durante os dois primeiros anos de vida.

- Rabdomiossarcoma: é o câncer de partes moles mais comum em crianças. O tumor tem origem nas mesmas células embrionárias que dão origem à musculatura estriada esquelética ou voluntária, ou seja, músculos que se prendam aos ossos ou a outros músculos.

- Tumores do Sistema Nervoso Central (encéfalo de medula espinhal): são os tumores malignos sólidos mais comuns em crianças, ficando atrás apenas das leucemias e linfomas.

- Tumores Ósseos Primários: são raros. O mais comum é que o câncer dos ossos seja o resultado de outro tumor que se espalhou e atingiu o osso.

- Linfoma de Hodgkin: anteriormente chamado de doença de Hodgkin, é um câncer do sistema linfático (que inclui gânglios, timo e outros órgãos do sistema de defesa do organismo). O linfoma de Hodgkin pode atingir crianças e adultos, mas é mais comum em dois grupos, jovens adultos (dos 15 aos 40 anos, geralmente dos 25 a 30 anos) e pessoas acima dos 55 anos. É raro antes dos 5 anos de idade, mas entre 10% e 15% dos casos ocorrem em adolescentes e crianças com menos de 16 anos.

- Linfoma não-Hodgkin: também tem origem no sistema linfático e são mais comuns que os linfomas de Hodgkin nas crianças, sendo o terceiro câncer mais comum entre crianças.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório