Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tribunal derruba liminar que suspendia negócio Boeing-Embraer

A compra de 80% da divisão de jatos comerciais da Embraer por US$ 3,8 bilhões pela Boeing foi acertada em julho

Tribunal derruba liminar que suspendia negócio Boeing-Embraer
Notícias ao Minuto Brasil

15:05 - 10/12/18 por Folhapress

Economia NOVO CAPÍTULO

Uma liminar do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) derrubou a decisão da Justiça Federal que suspendia o acordo para a criação de uma joint venture entre a americana Boeing e a brasileira Embraer.

Na semana passada, uma liminar que atendia um pedido feito por deputados petistas em uma ação popular foi concedida pelo juiz federal Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível de São Paulo, para suspender a negociação entre as companhias.

+ Conheça as opções de Bolsonaro para se acertar com a Receita Federal

+ Bolsonaro sugere reforma eleitoral: 'Ou PT volta com muito mais força'

Os autores da ação foram os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Carlos Alberto Zarattini (PT-SP), Nelson Pellegrino (PT-BA) e Vicente Cândido (PT-SP).

A compra de 80% da divisão de jatos comerciais da Embraer por US$ 3,8 bilhões pela Boeing foi acertada em julho deste ano com a assinatura de um memorando de entendimentos, mas a conclusão do negócio continua em aberto.

Na decisão desta segunda-feira (10), o desembargador Luiz Alberto de Souza Ribeiro disse que "a invasão do Judiciário na autonomia privada das partes causa insegurança jurídica, o que gera, no contexto do caso em análise, reflexos no mercado nacional e internacional".

Segundo o magistrado, "a suspensão das negociações acarreta graves prejuízos, podendo, de fato, até mesmo ensejar a desistência do negócio".

O desembargador também considerou que a ação apresentada pelos deputados petistas é precipitada e infundada.

"Esta ação apenas estaria a basear-se em meras cogitações de supostas violações a interesses públicos, sem base concreta, talvez movidas apenas por motivações meramente ideológicas", escreveu o desembargador. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório