Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente do Gabão sofre tentativa de golpe militar

Família de Ali Bongo está no poder há 50 anos

Presidente do Gabão sofre tentativa de golpe militar
Notícias ao Minuto Brasil

10:03 - 07/01/19 por Ansa

Mundo tomada de poder

Um grupo de militares tentou tomar o poder nesta segunda-feira (7), no Gabão, com um golpe contra o líder Ali Bongo Ondimba, cuja família governa o país há 50 anos. Os membros do Exército disseram que tentaram "restaurar a democracia" no país da África Ocidental.

Porém, um porta-voz do governo, Guy-Bertrand Mapangou, anunciou que o golpe foi impedido e que quatro militares envolvidos na tentativa de derrubada foram presos. "A situação está sob controle", anunciou.

+ Casa Branca analisa opções para construir muro sem Congresso

A tentativa de golpe militar tinha sido divulgada pela emissora pública de rádio e televisão, com um pronunciamento do tenente Obiang Ondo Kelly, comandante da Guarda Republicana e presidente do Movimento Patriótico.

O grupo de militares invadiu a sede da emissora para anunciar a tomada de governo. Testemunhas e fontes locais relataram que um toque de recolher foi imposto na capital, Libreville, e tanques militares e veículos armados patrulharam a cidade. A internet foi cortada.

A União Africana "condenou fortemente" a tentativa de golpe.

+ Aviação de Israel ataca Gaza em represália a disparo de foguete

O presidente Ali Bongo, no poder desde 2009, está fora do país desde outubro. Há relatos de que ele sofreu um derrame.

Recentemente, Bongo se dirigiu a seus compatriotas em uma mensagem de Ano Novo filmada no Marrocos, onde ele recebeu tratamento médico.

Bongo tomou posse como presidente para seu segundo mandato de sete anos em 2016, após uma disputada eleição que foi seguida por violentos protestos. (ANSA)

Campo obrigatório