Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hamas detém 45 palestinos por colaboração com Israel

Grupo foi preso depois que uma operação secreta do exército israelense

Hamas detém 45 palestinos por colaboração com Israel
Notícias ao Minuto Brasil

19:57 - 08/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Oriente Médio

O Hamas anunciou nesta terça-feira (8) a detenção de 45 palestinos suspeitos de colaboração com Israel. O grupo foi preso depois que uma operação secreta do exército israelense, em novembro do ano passado, falhou.  Na ocasião, sete milicianos e um militar israelense morreram.

O Ministério do Interior do Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, mostrou um vídeo de alguns dos detidos confessando que tinham colaborado com o Serviço de Segurança Interna israelense, conhecido como Shin Bet.

O porta-voz do Ministério, Eyad al-Bozzom, informou, em comunicado, que a investigação ainda estava em curso, acrescentando: "Mandamos uma mensagem para os ocupantes (Israel) e os seus colaboradores, que os seus colaboradores estão nas nossas mãos e os nossos equipamentos de segurança são capazes de impedir todas as suas atividades".

+ Governo confirma votação do 'Brexit' em 15 de janeiro

Em 11 de novembro, forças especiais militares israelenses foram descobertas na Faixa de Gaza quando realizavam uma operação. O incidente provocou um confronto armado, que resultou na morte de sete milicianos do Hamas e de um militar israelense.

Após o confronto, foi realizado um lançamento massivo de projéteis do enclave palestino para território israelense, mais de 400, e uma resposta de Israel, com o bombardeio de posições do Hamas e da Jihad Islâmica em Gaza. Esta foi a manifestação de violência mais forte desde a guerra de 2014, que causou a morte a outros sete palestinos na Faixa de Gaza e de um civil palestino em Israel. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório