Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Torcida da Lazio entoa cantos racistas na Copa da Itália

Time da casa venceu o Novara por 4 a 1 neste sábado(12).

Torcida da Lazio entoa cantos racistas na Copa da Itália
Notícias ao Minuto Brasil

14:44 - 13/01/19 por Ansa

Esporte Preconceito

Em mais um episódio racista no futebol italiano, a partida entre a Lazio e o Novara disputada neste sábado (12) pelas oitavas de final da Copa da Itália ficou marcada por cânticos racistas e antissemitas entoados por torcedores "biancocelesti".

Durante o jogo, que terminou com uma vitória da Lazio por 4 a 1, a torcida da "curva norte" do Estádio Olímpico gritou frases como "Esta Roma parece ser a África", "Amarelo, vermelho e judeu" contra o time rival, e com um público de apenas 13 mil pessoas, "o eco foi evidente".

Segundo relatos, outros cânticos foram direcionados aos carabineiros, principalmente depois do conflito ocorrido na última terça-feira (8) durante a festa pelos 119 anos da Lazio, na Piazza dela Libertà, em Roma. Na ocasião, circularam panfletos com os dizeres: "Lazio, Napoli, Israel. Mesmas cores.

+Massa é chamado de amador por Nelsinho e devolve: 'Não é exemplo'

Mesma bandeira. Merda". Após a partida, o porta-voz do clube "biancocelesti", Arturo Diaconale, criticou a atitude dos torcedores, mas afirmou que focar em cantos racistas e antissemitas é psicose.

"Eu sou parte dos 98% dos espectadores que não ouviram os coros.

Eu não vou colocar em discussão nem a boa-fé nem a audição daqueles que os ouviram. Se houve, a sociedade condena qualquer tipo de coro racista e antissemita, mas devemos também avaliar o tamanho do fenômeno", disse.

A presidente da comunidade judaica romana, Ruth Dureghello, por sua vez, publicou em sua conta no Twitter uma crítica após a partida. "Precisamos de uma resposta cultural e social. Não se pode minimizar e fingir nada por medo de dar visibilidade a certos personagens. Não se pode deixar o esporte nas mãos de quem hoje faz coros racistas e antissemitas", escreveu.

Na temporada passada, torcedores da Lazio também se envolveram em uma polêmica após espalhar adesivos e folhetos antissemitas com uma imagem de Anne Frank.

Já no final de dezembro passado, um torcedor da Inter de Milão morreu atropelado, depois do jogo com o Nápoles, em que o zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly, foi alvo de cânticos racistas. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório