Meteorologia

  • 29 MAIO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vice-presidente do PSDB critica racha na votação do distritão

O posicionamento de parte da bancada foi contra a orientação do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido

Vice-presidente do PSDB critica racha na votação do distritão
Notícias ao Minuto Brasil

13:22 - 27/05/15 por Notícias Ao Minuto

Política Divisão

O vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de SP, Alberto Goldman, criticou o comando nacional do partido pela divisão dos deputados da sigla na votação da proposta do distritão, nessa terça-feira, 26, na Câmara. A alteração no sistema de escolha dos deputados era defendida pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas foi derrotada pela maioria.

"Na votação do distritão, que seria o tiro fatal não tão medíocre e nascente democracia brasileira, o PSDB deu 26 votos contra e 21 a favor." Nesse sistema, seriam eleitos os deputados e vereadores mais votados, sem considerar o número de votos recebido pelos partidos ou coligações, como é atualmente. A mensagem, divulgada em seu blog, terminou com uma ironia endereçada à cúpula do partido: "Foi uma bela demonstração de unidade e organização partidária."

Entre os tucanos favoráveis à proposta defendida por Cunha estavam o ex-líder da legenda na Câmara, Bruno Araújo (PE), e Arthur Virgílio Bisneto (AM). O distritão obteve 210 fotos a favor, mas precisava de 308, número mínimo para aprovar uma emenda à Constituição. O posicionamento de parte da bancada foi contra a orientação do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido.

Goldman não deve participar da próxima direção nacional do PSDB, que será escolhida em julho e deve manter Aécio na presidência. Tucanos ligados ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, entretanto, terão mais espaço na cúpula da legenda. Com informação do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório