Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma comemora indicação de documentário que fala sobre impeachment

Em "Democracia em Vertigem", Costa faz um retrato pessoal do processo que tirou Dilma da presidência do Brasil, em 2016.

Dilma comemora indicação de documentário que fala sobre impeachment
Notícias ao Minuto Brasil

21:30 - 13/01/20 por Folhapress

Política DILMA-ROUSSEFF

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A ex-presidente Dilma Rousseff comemorou a indicação de "Democracia em Vertigem", ao Oscar 2020 de melhor documentário, feita pela Academia na manhã desta segunda (13). 

No comunicado, publicado em seu site oficial, Dilma diz que o "filme é corajoso, por mostrar o jogo sujo que resultou no meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema direita em 2018". 

Ela encerra a nota afirmando que "a verdade não está enterrada" e que "a história segue implacável" contra aquilo que define como "golpistas".

"Democracia em Vertigem", dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix, concorre com "Indústria Americana" (produzido pelo casal Barack e Michelle Obama), "The Cave", "For Sama" e "Honeyland".

Em "Democracia em Vertigem", Costa faz um retrato pessoal do processo que tirou Dilma da presidência do Brasil, em 2016, a partir de um ponto de vista pessoal, misturando sua história familiar com a trajetória política do país. A história começa a ser contada a partir do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e segue analisando a posterior crise política no Brasil.

Em entrevista ao UOL, por telefone, Costa disse que não esperava a indicação, e comemorou a surpresa. A diretora mineira ainda se diz honrada por concorrer em uma categoria que traz mais diretoras mulheres (dos cinco títulos indicados, quatro são dirigidos ou co-dirigidos por mulheres e quatro são de fora dos Estados Unidos) e mais diversa.

"A categoria de documentários está representando o feminino de uma forma impressionante e também representando o cinema estrangeiro. Isso reflete um passo muito importante que a Academia tem dado para incluir mais membros estrangeiros e mais mulheres entre os votantes", diz ela. "Estou feliz pelo Brasil e pela América Latina em um ano que não tem nenhum latino-americano indicado como melhor filme estrangeiro e nenhuma mulher indicada como melhor diretora. É muito importante estar representando nessa categoria", completa.

Leia o comunicado na íntegra:

A verdade não está enterrada.

A história do golpe de 2016, que me tirou da Presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa no documentário "Democracia em Vertigem". E, para surpresa de alguns, ganhou hoje indicação ao Oscar.

O filme é corajoso, por mostrar o jogo sujo que resultou no meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema direita em 2018.

Parabéns a Petra e à equipe do filme pela indicação ao Oscar. A verdade não está enterrada. A história segue implacável contra os golpistas.

Campo obrigatório