Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lula recebe prêmio da Fundação Internacional dos Direitos Humanos

O ex-presidente não participou da cerimônia, realizada em Madrid.

Lula recebe prêmio da Fundação Internacional dos Direitos Humanos
Notícias ao Minuto Brasil

17:15 - 24/01/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Lula

Num vídeo que foi exibido na sessão de entrega do prêmio na capital espanhola, Lula da Silva agradeceu "do fundo do coração" a atribuição do prêmio, que considerou não ser apenas dele, mas também "de todas as pessoas que lutam" pela defesa dos Direitos Humanos, da Liberdade, da Democracia e do combate às injustiças.

"Gostaria muito de estar aí para receber o prêmio Nicolás Salmerón", disse o ex-presidente na curta declaração enviada.

Na cerimônia, quem recebeu o prêmio em nome de Lula foi Luiz Marinha, ex-ministro do Trabalho e Emprego e ministro da Previdência Social no governo do ex-Presidente.

A Fundação Internacional dos Direitos Humanos explicou que o prêmio foi atribuido como resultado da "dignidade e do caráter respeitoso, pacífico e democrático com que [Lula] assume a perseguição política judicial a que foi sujeito, o que levou a longos períodos de detenção arbitrária".

A fundação sustenta que a origem desta "perseguição política responde ao propósito de completar o incidente inconstitucional e antidemocrático anteriormente realizado contra a Presidente Dilma Rousseff", onde o objetivo final seria "forçar e alterar ilegitimamente as eleições presidenciais de Outubro de 2018".

A instituição não-governamental sublinha que, quando era presidente, Lula "conseguiu" colocar três refeições diárias na mesa de milhões de famílias e desenvolver a agricultura extensiva em terras desaproveitadas, o que teve como resultado "tirar quase 30 milhões de seres humanos da pobreza".

"A sua prisão arbitrária não só prejudicou a sua reputação e liberdade pessoal, mas também a ordem constitucional e o progresso social do Brasil", considera a Fundação Internacional dos Direitos Humanos.

O Prêmio Nicolás Salmerón foi atribuído anteriormente a personalidades como o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero (2009) e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner (2011).

Luiz Inácio Lula Da Silva foi presidente do Brasil de janeiro de 2003 a janeiro de 2011, tendo sido, em julho de 2017, condenado pela Justiça a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente cumpria pena em regime fechado de 8 anos e 10 meses de prisão na cidade de Curitiba desde 07 de abril de 2018, por corrupção, quando foi libertado em 08 de novembro passado, um dia após o Supremo Tribunal Federal decidir anular prisões em segunda instância, como era o caso do ex-governante.

A Fundação Internacional dos Direitos Humanos afirma ser uma instituição "não-governamental, laica, pluralista, diversa, não violenta, feminista, independente de credo, partidária e empresarial, internacional e sem fins lucrativos".

A instituição dedica-se à "divulgação das ideias, princípios e valores contidos na letra e no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, dos Princípios de Yogyakarta, dos Princípios de Ruggie e de outros textos afins".

Campo obrigatório