Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Wajngarten é convocado para esclarecer supostos 'acordos' com emissoras

O secretário de comunicação foi convocado pela Comissão de Transparência do Senado

Wajngarten é convocado para esclarecer supostos 'acordos' com emissoras
Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 04/03/20 por Notícias Ao Minuto

Política Transparência

Um requerimento de convocação do secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, foi aprovado nesta terça-feira (3) pela Comissão de Transparência do Senado.

O autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), quer que Wajngarten esclareça questões sobre os contratos da empresa da qual é sócio com emissoras de TV e agências de publicidade que também recebem recursos de publicidade oficial do governo federal.

No mês passado, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu arquivar a denúncia contra o secretário.

Como é uma convocação, Wajngarten é obrigado a comparecer à comissão do Senado. Se faltar e não apresentar justificativa que a comissão considere adequada, ele poderá responder por crime de responsabilidade.

Na mesma comissão os senadores também aprovaram convites aos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e Ernesto Araújo, das Relações Exteriores. Ambos devem ser ouvidos no mesmo dia para debater medidas de prevenção e tratamento do coronavírus (Covid-19) no Brasil.

Também por sugestão de Randolfe a comissão também deverá ouvir o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. No caso do ministro da educação, o pedido de convocação foi transformado em convite. Os senadores querem informações ainda sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Exame Nacional do Ensine Médio (Enem).

Já Onyx Lorenzoni, também convidado, deve explicar a fila e o orçamento do Programa Bolsa Família e as prioridades da nova gestão do Ministério. No caso dos convidados, eles não são obrigados a comparecer.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório