Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doria faz mudanças e leva decisões sobre COVID-19 para o Bandeirantes

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27), a pasta da saúde ficará subordinada à Secretaria de Governo, comandada pelo vice-governador Rodrigo Garcia

Doria faz mudanças e leva decisões sobre COVID-19 para o Bandeirantes
Notícias ao Minuto Brasil

16:18 - 27/03/20 por Folhapress

Política São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Insatisfeito com a atuação da Secretaria de Estado da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus, o governador João Doria (PSDB) decidiu promover uma intervenção na pasta e levar as decisões da crise para o Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27), a pasta da saúde ficará subordinada à Secretaria de Governo, comandada pelo vice-governador Rodrigo Garcia, ao mesmo tempo que será criado um grupo executivo para atuação conjunta entre as pastas.

O grupo será coordenado pelo secretário-executivo de Governo, Nelson Baeta, que ganha autonomia para editar, mediante portarias, normas complementares ao combate à Covid-19.

Ficará responsável, por exemplo, pela gestão da compra de kits de testes e de insumos, equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, além de respiradores hospitalares.Também poderá celebrar parcerias para a gestão de serviços de saúde e identificar necessidades orçamentárias e financeiras para o combate ao coronavírus.

A intervenção também levou saída do número 2 da pasta da Saúde, Edison Tayar, que ficou apenas 23 dias no cargo. Ele será substituído pelo médico Eduardo Ribeiro Adriano, que foi coordenador de Contratos de Gestão da Secretaria entre 2011 e 2017.

Veja também: Bolsonaro incentiva protestos anticonfinamento

Adriano foi secretário secretário-adjunto de David Uip na pasta da Saúde nessa época. Quando Márcio França (PSB) assumiu o governo paulista, ele foi para a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.A intervenção de Doria na Saúde enfraquece ainda mais o secretário José Henrique Germann Ferreira, que já estava sem nenhum protagonismo no enfrentamento do coronavírus.Desde o começo da crise, Germann teve o papel ofuscado por David Uip.

Antes de ser diagnosticado com coronavírus, Uip foi alçado ao cargo de coordenador do Centro de Contingência e garoto-propaganda das ações do governo contra a crise.Na avaliação do governo, o infectologista demonstra muito mais naturalidade diante das câmeras, onde, com frequência, Germann se atrapalha e expressa opiniões que desagradam o governo.

Nesta quinta (26), por exemplo, incomodou a cúpula do governo o secretário da Saúde ter falado na possibilidade de um "lockdown", a restrição de circulação da população com ajuda da polícia. Na visão do governo, essa informação, ainda incerta, poderia gerar pânico na população.

Campo obrigatório