Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Witzel diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime contra a humanidade

Ações que podem aumentar a pandemia podem ser caracterizados no artigo 7 do estatuto de Roma, crime contra a humanidade. Tome as atitudes que sua consciência determine e seja depois responsabilizado pelos seus atos", disse Witzel

Witzel diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime contra a humanidade
Notícias ao Minuto Brasil

15:05 - 30/03/20 por Folhapress

Política Opinião

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O governador Wilson Witzel (PSC) apontou, ao ser questionado sobre o passeio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo Distrito Federal neste domingo (29), que ações que podem aumentar a pandemia de Covid-19 podem ser caracterizadas como crime contra a humanidade.

"É um chefe de estado e não se admite que vá na contramão de organizações internacionais das quais o Brasil é signatario, como ONU e OMS. Ações que podem aumentar a pandemia podem ser caracterizados no artigo 7 do estatuto de Roma, crime contra a humanidade. Tome as atitudes que sua consciência determine e seja depois responsabilizado pelos seus atos", disse Witzel, em entrevista nesta segunda-feira (30).

O governador não citou o nome do presidente, mas respondeu a uma pergunta de um repórter sobre a caminhada feita por Bolsonaro, que causou aglomeração de pessoas, no momento em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o próprio Ministério da Saúde recomendam isolamento social no combate ao novo coronavírus.

Veja também: Veja 8 vezes que Bolsonaro agiu em desacordo com o Ministério da Saúde

"Não estou aqui para fazer prejulgamento de ninguém, mas se pudesse dar um conselho como jurista diria que está colocando em risco a sua liberdade. Se puder dar um conselho é: não desafie as autoridades sanitárias, pois amanhã a responsabilidade virá, e infelizmente ela pode ser muito dura", analisou o governador do Rio de Janeiro.

O passeio de Bolsonaro ocorreu um dia após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter reforçado a importância do distanciamento social à população nesta etapa da pandemia do coronavírus. Witzel, inclusive, elogiou o ministro, após ouvir pronunciamento em que o médico voltou a apoiar o isolamento social. "O ministro Mandetta tem procurado orientar o presidente da melhor forma possível, tem cumprido sua missão. Deu entrevista que não deixa dúvida sobre a conduta de todos nós.

A entrevista que ele deu sábado (28) foi esclarecedora e eu não tenho dúvidas do que estamos fazendo é de acordo com o que determina ministro, secretário e OMS", analisou o governador do Rio.

Campo obrigatório