Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo decide adiar Enem em pelo menos 30 dias

As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Governo decide adiar Enem em pelo menos 30 dias
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 20/05/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Política Enem

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (20) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será adiado em pelo menos 30 dias devido ao impacto da pandemia de Covid-19. 

Segundo nota oficial do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova, "as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais."

A data do Enem estava inicialmente prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital do exame seria aplicada em 22 e 29 de novembro. As inscrições terminam às 23h59 desta sexta-feira (22).

Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia sugerido o adiamento do Enem por 30 a 60 dias. 

"Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o Enem seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame", escreveu Weintraub no Twitter.

Com o anúncio, o governo federal se antecipa à movimentação que vinha ocorrendo no Congresso Nacional nos últimos dias para a mudança da data do Enem.

Nesta terça (19), o Senado aprovou, por 75 votos a um, projeto que previa o adiamento do exame por tempo indeterminado - o único voto contrário foi de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também deixou claro ao longo da terça-feira que priorizaria o tema na Casa e que não esperaria uma decisão do governo, apesar de fazer a ressalva de que seria "melhor que pudesse vir do presidente uma decisão antes que Senado e Câmara tomassem a decisão de votar".

Opinião dos estudantes

Também na terça-feira, Weintraub disse no Twitter que iria fazer uma consulta aos inscritos no Enem para saber se os estudantes são favoráveis ao adiamento. A consulta seria feita no fim de junho por meio do site do Inep.

A nota de hoje em que o Inep confirma o adiamento do Enem também diz os estudantes serão consultados sobre a data do exame em junho, por meio da internet.

Leia a íntegra da nota oficial divulgada pelo Inep:

"Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."

Campo obrigatório