Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exoneração de Regina Duarte é publicada no Diário Oficial da União

O cargo ocupado oficialmente pela atriz durante dois meses ainda não tem substituto.

Exoneração de Regina Duarte é publicada no Diário Oficial da União
Notícias ao Minuto Brasil

08:14 - 10/06/20 por Folhapress

Cultura REGINA-DUARTE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A exoneração de Regina Duarte da Secretaria Especial da Cultura do governo Bolsonaro foi publicada na edição desta quarta (10) do Diário Oficial da União, 20 dias depois de a atriz anunciar que deixaria o posto.Também na edição desta quarta foi publicada a dispensa de Regina do Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. Ela era uma das representantes da sociedade civil no órgão e pediu para sair.

Na sexta-feira (5), Regina postou em sua conta no Instagram que ainda trabalhava na Secretaria Especial da Cultura. Na mesma publicação, Regina disse que não se permitiria deixar "incompletas lutas e conquistas para o setor cultural" e afirmou que havia sido convocada pelo Ministério do Turismo a participar de uma reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual.

Veja também: Moraes pede vista e TSE adia julgamento de 2 ações contra Bolsonaro

O cargo ocupado oficialmente pela atriz durante dois meses ainda não tem substituto. Um dos nomes mais fortes para assumir o lugar de Regina é o ator Mário Frias. Mas, nos corredores da secretaria, essa é uma hipótese que vem perdendo força.Quando disse que deixaria a Secretaria Especial da Cultura, Regina anunciou que o presidente Bolsonaro havia destinado a ela um cargo na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.No entanto, a nomeação foi descartada pelo governo.

A instituição passa por uma crise financeira, com falta de repasses e salários de funcionários atrasados desde abril.A empresa que faz a manutenção da refrigeração da Cinemateca deixou de atender a instituição no fim da tarde desta terça (9), por falta de pagamento.

Procurada, a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), que gerencia o espaço desde 2018, confirmou a informação.A falta de manutenção e eventual corte do fornecimento de energia comprometem o acervo da Cinemateca.

Campo obrigatório