Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Violência policial vira principal dor de cabeça de Doria

Diante de vídeos e denúncias de quase uma dezena de casos de violência policial nos últimos dias, Doria anunciou na segunda (22) um novo programa de treinamento da polícia

Violência policial vira principal dor de cabeça de Doria
Notícias ao Minuto Brasil

12:15 - 28/06/20 por Folhapress

Política Violência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na semana em que o estado de São Paulo bateu recordes consecutivos de mortes por coronavírus registradas em 24 horas, o tema Covid-19 chegou a ficar em segundo plano no Palácio dos Bandeirantes durante alguns dias. João Doria (PSDB) e sua equipe foram obrigados a concentrar esforços em outra dor de cabeça que os acompanha desde o início do governo, a Polícia Militar.

Diante de vídeos e denúncias de quase uma dezena de casos de violência policial nos últimos dias, Doria anunciou na segunda (22) um novo programa de treinamento da polícia, criticado por especialistas e que não melhorou, pelo contrário, acirrou a relação conflituosa entre o governador e sua tropa.

"Não há e não haverá nenhuma condescendência com violência policial sob qualquer justificativa. (...) É incompatível com uma polícia bem treinada e bem preparada que uma minoria que representa menos de 1% possa comprometer 99% de uma polícia séria", afirmou Doria.

A insatisfação com o tucano entre a corporação é mais disseminada e profunda em comparação a governadores anteriores, segundo membros da corporação e especialistas ouvidos pela reportagem.

A hostilidade vem de uma repulsa histórica da tropa ao PSDB, visto como responsável pelo arrocho salarial, e de uma frustração com as promessas de campanha de Doria, de que a polícia poderia "atirar para matar" no caso de enfrentamentos e alcançaria o segundo melhor salário do país. Até agora, o aumento oferecido foi de 5%.

Na época, a estratégia do tucano de colocar a segurança pública como vitrine da campanha casava com seu alinhamento ao discurso militar de Jair Bolsonaro, em quem pegou carona para se eleger. Agora rompido com o presidente, o governador condenou os excessos policiais, afastou os envolvidos, mas afirmou que são casos isolados na corporação.

O distanciamento entre Doria e Bolsonaro é visto como um fator importante no caldo de animosidade entre o tucano e a PM, dado que parcela expressiva da tropa é alinhada ao bolsonarismo. Policiais dizem que o compromisso do tucano com a classe foi uma jogada de marketing.

Há, porém, outras razões mais pontuais, como o fato de o governador ter xingado policiais aposentados em Taubaté e ter sido grosseiro com um coronel da PM, além da saída de Marcelo Vieira Salles do cargo de comandante-geral após nove jovens morrerem em ação em Paraisópolis.

Se, na opinião de especialistas e de membros do comando, a ideologia pró-Bolsonaro e anti-Doria não afeta a atuação da PM em São Paulo, que segue cumprindo ordens do governador, há consequências no campo político-eleitoral, com perdas para o tucano. A politização da polícia, por sua vez, preocupa pesquisadores e a atual gestão.

O governo nega que haja relação ruim entre Doria e a PM, mas afirma que as reclamações vêm daqueles que querem usar a segurança pública como trampolim político.

Na opinião de alguns tucanos, Doria se preocupa com o tema da PM e tenta contornar os problemas causados por suas promessas e pelo fato de que ele próprio antecipou o processo eleitoral, se lançando candidato à Presidência em 2022.

O senador Major Olímpio (PSL-SP), policial e opositor de Doria, diz que a repulsa da corporação dará ao governador menos votos do que os quase 5% que Geraldo Alckmin (PSDB) teve em 2018.

Ele afirma que a violência policial é inaceitável e deve ser punida, mas que o treinamento anunciado é "hipocrisia para dar satisfação ao público". Assessor parlamentar de Olímpio, Elias da Silva é presidente da associação de oficiais Defenda PM, que critica Doria e apoia Bolsonaro.

Para o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), Doria perdeu a confiança e o voto não só dos policiais paulistas, mas do funcionalismo público do estado e dos policiais militares de outros estados. "Hoje não há menor chance de restabelecer a paz e a amizade com o governador", afirma.

"Vai ter uma legião de políticos militares desmentindo Doria, falando que não houve valorização da carreira. Esvazia o discurso político dele para a Presidência", diz o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP).

O parlamentar afirma que, em 2012, 34 policiais se elegeram para vereador, prefeito ou vice no estado. Em 2016, foram 114. Ele diz que a expectativa para 2020 é de 250 eleitos.

"Os policiais estão em contato com a comunidade 24 horas nas 645 cidades. É ruim para o governador ter uma instituição com essa capilaridade e essa projeção política contra ele", afirma ele.

O professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rafael Alcadipani contesta a ideia de que policiais pesam no resultado eleitoral, pois não conseguiram impedir sucessivas vitórias do PSDB no governo estadual. Para ele, Doria rifou a PM ao perceber que a onda conservadora e militar que o elegeu está perdendo apoio e não vai render votos em 2022.

"A violência policial cai na conta do Bolsonaro. Interessa ao governador essa narrativa de que a PM é violenta e bolsonarista, e de que ele está tentando controlar isso."

Alcadipani diz ainda que o retreinamento anunciado por Doria desmerece a formação policial que considera ter qualidade.

Em relação ao bolsonarismo, Fernanda Cruz, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, afirma que a questão "fica mais em fake news e memes nas redes de policiais, numa atmosfera simbólica, do que na atuação da tropa". "Há episódios que sugerem isso, mas não é uma tendência geral da PM", diz.

A opinião de que a polícia age com profissionalismo é compartilhada por Alcadipani e pelos congressistas policiais –todos fazem a ressalva de que as cenas de violência devem ser punidas com rigor.

O coronel Glauco Carvalho, ex-comandante do policiamento da capital e doutor em ciência política pela USP, diz que o trabalho policial é árduo e todo o sistema de segurança teria que ser repensado para evitar violência e frear o bolsonarismo.

"A Polícia Militar foi jogada num gueto nesses últimos 30 anos. É vista como a responsável por tudo que ocorre de errado. E a cobrança por todos esses males, especialmente por partidos de esquerda, a jogou no braços de um governo reacionário, antidemocrático e fascista", afirma.

O secretário de Comunicação do governo paulista, Cleber Mata, diz que "a insatisfação com Doria não é da polícia, mas da política" e que há "oportunismo barulhento" de opositores.

"A polícia não é ideológica, é técnica. A polícia nunca foi tão bem ouvida", diz ele. Mata lista medidas como reuniões semanais com o comando, prêmio mensal a bons policiais, instalação de batalhões de operações especiais no interior e a compra de 1.200 fuzis e pistolas Glock.

"Não acredito em insatisfação da corporação. A polícia é muito sólida. A segurança é uma pauta importante e positiva para o governo, colocada como prioridade. Vamos concluir o mandato com grandes vitórias", afirma o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Campo obrigatório