Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

TSE critica a implementação do voto impresso no país

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, considera o voto impresso "ineficiente", "ineficaz para auditoria" e "prejudicial para o processo"

TSE critica a implementação do voto impresso no país
Notícias ao Minuto Brasil

16:02 - 22/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Urnas

O Tribunal Superior Eleitoral declarou uma série de dificuldades para implementar o voto impresso no país.

Aprovada pelo Congresso na minirreforma eleitoral, a impressão do voto foi vetada pela presidente Dilma Rousseff em setembro. No entanto, na última quarta-feira (18), o veto foi derrubado pelos congressistas, o que fez com que o novo sistema seja usado nas eleições de 2018.

Segundo informações do G1, a área técnica to TSE detalha os gastos de R$ 1,8 bilhão previstos para a compra, manutenção e transporte das impressoras, entre outros gastos.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, considera o voto impresso "ineficiente", "ineficaz para auditoria" e "prejudicial para o processo".

Por outro lado, especialistas ouvidos pelo G1 disseram que, apesar dos custos no processo, consideram o atual sistema eletrônico "inauditável" e alegam que obstáculos na implantação podem ser superados, principalmente pela melhora nos procedimentos para organizar as eleições.

Campo obrigatório