Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Denúncia de Lula contra Dallagnol por powerpoint será arquivada

O julgamento será nesta terça (25)

Denúncia de Lula contra Dallagnol por powerpoint será arquivada
Notícias ao Minuto Brasil

10:39 - 25/08/20 por Folhapress

Política Ministério Público

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) deve arquivar a denúncia de Lula contra Deltan Dallagnol por causa do uso de um powerpoint no caso do triplex. O julgamento será nesta terça (25).

Em setembro de 2016, os procuradores da Lava Jato, sob a liderança de Dallagnol, convocaram uma entrevista coletiva para falar do processo contra o petista.

Colocaram o nome dele em um círculo com vários outros em volta com palavras como "enriquecimento ilícito", "mensalão", "José Dirceu", "expressividade" e "vértice comum".

A defesa de Lula recorreu ao conselho, que fiscaliza a atividade de procuradores. O caso foi pautado 43 vezes -mas nunca foi julgado.

Entrou na pauta desta terça, e deve ir para o arquivo por duas razões: as punições mais leves para ele, como advertência ou censura, já prescreveram.

Restaria a possibilidade de abrir investigação para o afastamento de Dallagnol da carreira. Mas a medida, que já era considerada drástica, também não poderia ser aplicada.

Para isso, o procurador precisaria ser reincidente, ou seja, já ter outras punições em sua ficha. Dallagnol tinha -ele já sofreu advertência por ter dito que ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aparentavam agir com leniência diante da corrupção.

Na semana passada, no entanto, o ministro Luiz Fux, do próprio STF, suspendeu a pena para efeito de reincidência em novos julgamentos contra o procurador.

O arquivamento será mais uma vitória para a força-tarefa da Lava Jato no Paraná, que já viu suspensos outros julgamentos do CNMP contra seus integrantes.

Campo obrigatório