Brasil pode retaliar países que boicotem produtos brasileiros

Na segunda-feira, o ministro do GSI já tinha acusado governos de outros países e personalidades estrangeiras de mentirem sobre a devastação da Amazônia com a intenção de derrubar Jair Bolsonaro.

© DR

Política Augusto Heleno 22/09/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou hoje que o Brasil pode retaliar países que adotem políticas de boicote a produtos locais por questões ambientais. "[Retaliar] é uma medida que, obviamente, pode estar na mira do Governo brasileiro, só que é aquele negócio: 'Você já comprou uma coisa finlandesa, norueguesa, sueca?'. Eu não me lembro de ter na minha casa esses produtos", disse o general, em entrevista à rádio Bandeirantes.

PUB

Um jornalista da rádio interrompeu o ministro para afirmar que produtos de origem alemã são facilmente encontrados no Brasil.

"Da Alemanha tem muita coisa. Esse é um (país) que valia até a pena, mas eu não quero citar países, eu tenho muito medo de criar um problema diplomático e ser injusto até", indicou o governante, um dos 'braços direitos' do Presidente Jair Bolsonaro.

A Alemanha, em conjunto com França, Dinamarca, Itália, Bélgica, Holanda, Noruega e Reino Unido, enviou uma carta ao vice-presidente, Hamilton Mourão, na semana passada, alertando sobre os possíveis impactos da degradação florestal em questões comerciais.

O documento enviado pelas embaixadas desses países frisa que enquanto "os esforços europeus procuram cadeias de abastecimento não vinculadas ao desmatamento, a tendência atual no Brasil torna cada vez mais difícil, para empresas e investidores, atender os seus critérios ambientais, sociais e de governança".

As declarações de Heleno foram dadas hoje, pouco tempo antes do discurso de abertura de Bolsonaro na 75.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), onde afirmou que o seu Governo é vítima de uma "campanha brutal de desinformação sobre a Amazônia".

Na segunda-feira, o ministro do GSI já tinha acusado governos de outros países e personalidades estrangeiras de mentirem sobre a devastação da Amazônia com a intenção de derrubar Jair Bolsonaro.

"Não podemos admitir e incentivar que nações, entidades e personalidades estrangeiras, sem um passado que lhes dê autoridade moral para nos criticar, tenham sucesso no seu objetivo principal, obviamente escondido, mas evidente para os não inocentes, que é prejudicar o Brasil e derrubar o Governo de Bolsonaro", disse Heleno, general na reserva do Exército.

A afirmação foi feita numa audiência pública virtual inédita, convocada pelo Supremo Tribunal Federal para discutir a política ambiental do atual executivo, especialmente a falta de ações para mitigar a crise climática, e na qual várias autoridades se pronunciaram.

O ministro do GSI aproveitou a sua intervenção para se referir à pressão que o Brasil tem sofrido nas últimas semanas devido aos incêndios na Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, por governos, organizações não-governamentais (ONG), bancos internacionais e até pelas próprias empresas brasileiras.

Ainda na segunda-feira, várias ONG lançaram uma campanha para boicotar a carne que a União Europeia importa do Brasil, considerando que os produtores promovem o desmatamento da Amazônia para aumentar as suas áreas de pastagem.

Já na Presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou na sexta-feira o seu repúdio à ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul (bloco econômico composto pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), por questões ambientais, entre as quais citou uma política ambiental omissa face à destruição da Amazônia.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 23 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 20 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 20 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 23 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 23 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 20 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 23 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 21 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 20 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 23 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano