Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo vai tentar reeditar Conselhão como via contra crise

O chamando "Conselhão" tem como objetivo reunir lideranças sindicais, empresariais, sociais e religiosas para discutir caminhos para a saída da crise econômica e a retomada do crescimento

Governo vai tentar reeditar Conselhão como via contra crise
Notícias ao Minuto Brasil

08:59 - 21/12/15 por Estadao Conteudo

Política Sociedade

O governo vai tentar reeditar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, criado durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. O chamando "Conselhão" tem como objetivo reunir lideranças sindicais, empresariais, sociais e religiosas para discutir caminhos para a saída da crise econômica e a retomada do crescimento.

Sob o governo Dilma Rousseff, o colegiado realizou a sua última reunião em julho do ano passado. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se reuniu na sexta-feira, 18, com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Leonardo Steiner, para discutir o assunto. A ideia é que o primeiro encontro ocorra em janeiro.

Wagner reconheceu que a ideia estava abandonada e que é preciso voltar a mobilizar os representantes da sociedade. "Na verdade, a gente está em um processo de remotivação dos conselheiros, porque como a gente não tinha reunião há muito tempo, eu diria que houve uma dispersão", afirmou.

Atualmente, fazem parte do quadro de conselheiros nomes de empresários como Abílio Diniz e Jorge Gerdau e representantes de movimentos sindicais, como o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas.

Em 2008, uma das principais ações do Conselhão foi debater as medidas para que a crise econômica mundial não atingisse o País em cheio. Uma das soluções adotadas por Lula na época, de promover políticas anticíclicas de aquecimento da economia, foi pensada com ajuda do colegiado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório