Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grupo de advogados expressa 'profundo desconforto e espanto' com manifestação de Aras

Aras afirmou ser competência do Legislativo a responsabilização da cúpula dos Poderes por eventuais ilícitos no enfrentamento da Covid-19, o que inclui o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Grupo de advogados expressa 'profundo desconforto e espanto' com manifestação de Aras
Notícias ao Minuto Brasil

12:59 - 21/01/21 por Folhapress

Política PGR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O grupo Prerrogativas, que reúne cerca de 300 juristas, divulgou nota para expressar "profundo desconforto e espanto" com a manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, desta semana.

Na terça (19), nota da PGR (Procuradoria-Geral da República) afirmou ser competência do Legislativo a responsabilização da cúpula dos Poderes por eventuais ilícitos no enfrentamento da Covid-19, o que inclui o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O texto, que motivou críticas no meio jurídico e político, afirmou ainda que o estado de calamidade pública que o país enfrenta atualmente em razão da pandemia do coronavírus é "a antessala do estado de defesa".

"O procurador-geral da República parece desejar, ao mesmo tempo, esquivar-se de suas atribuições, pretendendo transferir ao poder Legislativo a exclusiva responsabilidade de avaliar comportamentos ilícitos do Presidente da República, como também causar desassossego a todos aqueles comprometidos com a defesa da democracia", diz nota do Prerrogativas.

"Ao fazer referência à exceção, anunciando o estado de calamidade pública como antessala do estado de defesa, o procurador-geral da República deixa em estado de alerta e permanente vigilância toda a comunidade jurídica", segue o texto.

"O Grupo Prerrogativas reafirma, finalmente, que as autoridades do país, especialmente nessa quadra histórica tão difícil, angustiante e dolorosa, precisam atuar na defesa da nossa Constituição, com desassombro e altivez, trazendo segurança para uma população já tão fragilizada pelas dificuldades habituais e pela tristeza do momento atual", finaliza a nota.

E juristas do Prerrogativas, com o grupo 342 Artes, apresentaram representação na PGR, na semana passada, contra o presidente Bolsonaro. Um abaixo-assinado online com o conteúdo da petição já reuniu mais de 27 mil assinaturas.Leia a íntegra do texto abaixo:

"O Grupo Prerrogativas, em face da recente e infeliz manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, em 19/01/2021, manifesta seu profundo desconforto e espanto. Como se já não bastasse a inquietação causada pela pandemia e pela evidente incapacidade do governo federal de lidar com as exigências impostas pelo avanço da doença, fomos surpreendidos pela menção a um eventual estado de defesa, definido como um sucedâneo quase natural do estado de calamidade pública já decretado.

O procurador-geral da República parece desejar, ao mesmo tempo, esquivar-se de suas atribuições, pretendendo transferir ao Poder Legislativo a exclusiva responsabilidade de avaliar comportamentos ilícitos do Presidente da República, como também causar desassossego a todos aqueles comprometidos com a defesa da democracia.

Ao fazer referência à exceção, anunciando o estado de calamidade pública como antessala do estado de defesa, o procurador-geral da República deixa em estado de alerta e permanente vigilância toda a comunidade jurídica.

Se o procurador parece esquecer da sua competência para conduzir as investigações relativas à prática de crimes comuns por parte do Presidente da República, o Grupo Prerrogativas sente-se à vontade para lembrá-lo que sua função exige firmeza e destemor, e inequívoco compromisso com a Defesa do Estado Democrático de Direito.

É preocupante que exatamente na mesma semana em que Jair Bolsonaro anuncia que a ditadura ou a democracia dependem da decisão das Forças Armadas, o procurador-geral da República faça menção ao Estado de Defesa, forma de exceção que restringe ou suprime os direitos asseguradores da dignidade e da cidadania.

O Grupo Prerrogativas reafirma, finalmente, que as autoridades do país, especialmente nessa quadra histórica tão difícil, angustiante e dolorosa, precisam atuar na defesa da nossa Constituição, com desassombro e altivez, trazendo segurança para uma população já tão fragilizada pelas dificuldades habituais e pela tristeza do momento atual.

Não nos omitiremos.

Não nos esconderemos na conveniência do silêncio.

E não nos deixaremos intimidar."

Campo obrigatório