Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senador Major Olímpio tem morte cerebral após ser vítima da Covid-19

Informação foi publicada pela família do parlamentar por São Paulo, filiado ao PSL

Senador Major Olímpio tem morte cerebral após ser vítima da Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

18:33 - 18/03/21 por FOLHAPRESS

Política Pandemia

SÃO PAULO (FOLHAPRESS) O senador Major Olímpio (PSL-SP), 58, que estava internado com Covid-19, teve a morte cerebral nesta quinta-feira (18), segundo comunicado feito em rede social do parlamentar. A família vinha atualizando a página com informações sobre o estado de saúde do político.

"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, senador Major Olímpio. Por lei, a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados", afirma o texto, publicado às 16h14.

O hospital São Camilo, na capital paulista, onde o senador estava internado desde o dia 3 de março, não confirmou a informação oficialmente. Segundo a assessoria de imprensa, os familiares não autorizaram o hospital a divulgar detalhes sobre o estado de saúde.

Mais cedo, às 12h46, a família afirmou na rede social que ele permanecia em tratamento na UTI. O quadro nos últimos dias era descrito como estável.

No dia 3 de março, o senador chegou a participar de uma sessão virtual do Senado direto do leito do hospital. Na ocasião, com a voz indicando fraqueza, ele foi um dos que votaram o texto-base da PEC que liberava até R$ 44 bilhões para o novo auxílio emergencial.

Policial militar desde 1978, Olímpio foi um dos braços direitos de Jair Bolsonaro na campanha presidencial em 2018. Como um dos coordenadores da campanha do então presidenciável no estado, ganhou projeção e foi eleito para seu primeiro mandato no Senado com mais de 9 milhões de votos.

Crítico ao PSDB, ele não embarcou na dobradinha "BolsoDoria", que o então candidato a governador João Doria adotou no pleito, e declarou apoio ao adversário do tucano, Márcio França (PSB).

Na política desde 2006, o militar também foi deputado estadual em São Paulo e deputado federal.

No cargo, o senador rompeu com Bolsonaro. Em discurso no dia 1º de fevereiro, ele atacou o presidente pela atuação na pandemia e apontou haver "negacionismo criminoso de presidente da República e de ministro da Saúde [o então titular da pasta, Eduardo Pazuello], ministro criminoso que é criminoso por ação e por omissão".

O suplente de Olímpio no Senado é o empresário Alexandre Giordano, que, com a morte do titular da vaga, deverá assumir a cadeira. Giordano se envolveu em 2019 em uma crise ligada à usina de Itaipu.

Outros dois senadores já morreram em decorrência da Covid-19 ou de complicações da doença. Os senadores José Maranhão (MDB-PB) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreram após serem infectados, respectivamente em fevereiro deste ano e em outubro do ano passado.

Entre o fim de fevereiro e início de março, o Senado registrou uma série de casos de infecção pelo novo coronavírus. O pico de casos coincidiu com o período após a romaria de prefeitos que se deslocaram a Brasília para negociar com os parlamentares emendas no orçamento para suas regiões.

Além do senador, seu assessor de imprensa Diego Freire foi infectado e está internado, em situação grave.

Outros dois senadores foram internados com a doença: Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS). Alessandro deve ter alta nesta sexta-feira (19) e Lasier deixou o hospital nesta quinta.

A morte cerebral de Major Olímpio foi lamentada por políticos e autoridades, que ressaltaram sua atuação parlamentar fiel aos seus princípios.

Campo obrigatório